
Neymar não conteve a emoção ao apito final na Vila Belmiro. Logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, neste domingo (7/12), o camisa 11 do Santos se ajoelhou no gramado, fez uma oração e ergueu as mãos para o céu, em agradecimento pela permanência do Peixe na Série A do Campeonato Brasileiro.
Com semblante visivelmente aliviado, o atacante ficou alguns segundos sozinho no círculo central, enquanto a torcida fazia festa nas arquibancadas. Em seguida, foi abraçado por companheiros e membros da comissão técnica, que comemoraram o objetivo cumprido depois de uma reta final de reação na competição.
Dentro de campo, o Santos encerrou o Brasileirão com atuação segura e dominante. O time de Juan Pablo Vojvoda venceu o Cruzeiro por 3 a 0 e garantiu, além da permanência na elite, uma vaga na Sul-Americana de 2026.
Leia mais
Neymar brilha com hat-trick, Santos vence Juventude e foge do Z-4
Cruzeiro e Fluminense empatam em 0 a 0 no Mineirão
Thaciano foi o grande nome do primeiro tempo. Escalado como titular, o camisa 16 teve “15 minutos mágicos”: marcou dois gols em sequência, aos 25 e 26 minutos, abrindo vantagem confortável para o Peixe antes do intervalo. O Santos controlou as ações, explorando bem os lados do campo com Guilherme e Igor Vinícius, enquanto Neymar organizava as jogadas pelo meio.
Na etapa final, o time da casa manteve o ritmo. João Schmidt ampliou o placar em jogada aérea, aos 14 minutos, praticamente definindo o resultado. Thaciano ainda flertou com o hat-trick em duas chances claras: primeiro parou em boa defesa de Léo Aragão e, depois, carimbou o travessão em chute firme de dentro da área. Aplaudido pela torcida, deixou o campo aos 34 minutos para a entrada de Tiquinho Soares, ouvindo o coro de “ê, Thaciano!” vindo das arquibancadas.
Com o resultado, o Santos termina o Brasileiro na 13ª colocação, com 47 pontos, nove conquistados nas três últimas rodadas, que foram decisivas para afastar qualquer risco de queda.
Do outro lado, o Cruzeiro utilizou uma equipe mais alternativa, poupando titulares de olho no duelo contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Mineirão. Mesmo assim, o time mineiro fecha o campeonato em 3º lugar, com 70 pontos.
🙌 NEYMAR JR 🙌 pic.twitter.com/vdHoXcigz8
— Santos FC (@SantosFC) December 7, 2025