Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Dia do Transtorno Bipolar: “Pandemia mostrou importância da saúde mental”

Em dia mundial dedicado à chamar atenção sobre o tema, vale pensar em doença que afeta 7 milhões de pessoas no Brasil.

Hoje se celebra o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. O 30 de março foi escolhido para a data por causa do aniversário do mestre da pintura Vincent Van Gogh, diagnosticado postumamente com a doença. O transtorno bipolar também conhecido como “afetivo” ou doença “Maníaca-Depressiva” como é chamada no senso comum, atinge aproximadamente 140 milhões de pessoas no contexto mundial, sendo quase 7 milhões no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). É comum você encontrar neste tipo de transtorno mudanças incomuns no humor, na energia e na dificuldade de realizar atividades cotidianas simples.

Recentemente, o caso da esposa de personal trainer que se envolveu com morador de rua e que chamou a atenção do Brasil, foi motivado por transtorno bipolar: laudo psicológico elaborado pelo Hospital Universitário de Brasília constatou que a mulher passava por fase maníaca do transtorno, caracterizada por “alteração de humor, alucinações auditivas, delírios grandiosos e de temática religiosa”.


Leia mais:

Laudo aponta transtorno bipolar em mulher flagrada com morador de rua

Dia de conscientização sobre mudanças climáticas: Pequenas ações fazem a diferença


Segundo o psicólogo Danilo Areosa, a ciência ainda não conseguiu determinar a causa da bipolaridade. Ele disse:

“Sabe-se que o transtorno tem ligações possíveis com a hereditariedade. Certas substâncias produzidas pelo organismo humano como os neurotransmissores chamados de noradrenalina ou serotonina, quando desregulados, desencadeiam manifestações bipolares”.

Na pandemia, a situação de pacientes do transtorno bipolar só piorou. De acordo com Areosa:

“Observamos que o isolamento provocou restrições no contato social, algo que para o paciente com transtorno bipolar é extremamente danoso, porque eles sentem que a falta de convivência estimula uma espécie de ‘obrigação’ em seguir regras sanitárias em detrimento da sua própria, um padrão que incomoda a pessoa com doença”.

Psicólogos têm observado também um aumento de busca sexual entre pacientes, como forma de escape para a angústia do período pandêmico. Areosa diz:

“A troca de parceiros acabou por culminar em um aparecimento maior de doenças sexualmente transmissíveis”.

Por fim, para tratamento do transtorno bipolar medicamentos ainda são muito importantes, mas terapia e escuta nunca deixarão de ter sua contribuição fundamental para os pacientes. Diz o psicólogo:

“Medicamentos são importantes porque regulam e ajustam o humor. Mas a escuta terapêutica é fundamental para o acolhimento afetivo do paciente e um instrumento valoroso para ajudar o bipolar a não se sentir excluído. O atendimento terapêutico realizado pelo psicólogo também é estendido para o ambiente familiar. Não podemos esquecer que grande parte dos comportamentos gerados pela bipolaridade afetam no núcleo familiar. Por isso, estabelecer o dialogo entre o paciente e sua família é uma ação que facilita o primeiro a aceitar sua condição de uma pessoa que precisa de ajuda. Para isso, ao menos, a pandemia contribuiu: mostrar a nossa sociedade sobre a importância da saúde mental”.

Da Redação.
- Publicidade -[adrotate group="7"]

Hoje se celebra o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. O 30 de março foi escolhido para a data por causa do aniversário do mestre da pintura Vincent Van Gogh, diagnosticado postumamente com a doença. O transtorno bipolar também conhecido como “afetivo” ou doença “Maníaca-Depressiva” como é chamada no senso comum, atinge aproximadamente 140 milhões de pessoas no contexto mundial, sendo quase 7 milhões no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). É comum você encontrar neste tipo de transtorno mudanças incomuns no humor, na energia e na dificuldade de realizar atividades cotidianas simples.

Recentemente, o caso da esposa de personal trainer que se envolveu com morador de rua e que chamou a atenção do Brasil, foi motivado por transtorno bipolar: laudo psicológico elaborado pelo Hospital Universitário de Brasília constatou que a mulher passava por fase maníaca do transtorno, caracterizada por “alteração de humor, alucinações auditivas, delírios grandiosos e de temática religiosa”.


Leia mais:

Laudo aponta transtorno bipolar em mulher flagrada com morador de rua

Dia de conscientização sobre mudanças climáticas: Pequenas ações fazem a diferença


Segundo o psicólogo Danilo Areosa, a ciência ainda não conseguiu determinar a causa da bipolaridade. Ele disse:

“Sabe-se que o transtorno tem ligações possíveis com a hereditariedade. Certas substâncias produzidas pelo organismo humano como os neurotransmissores chamados de noradrenalina ou serotonina, quando desregulados, desencadeiam manifestações bipolares”.

Na pandemia, a situação de pacientes do transtorno bipolar só piorou. De acordo com Areosa:

“Observamos que o isolamento provocou restrições no contato social, algo que para o paciente com transtorno bipolar é extremamente danoso, porque eles sentem que a falta de convivência estimula uma espécie de ‘obrigação’ em seguir regras sanitárias em detrimento da sua própria, um padrão que incomoda a pessoa com doença”.

Psicólogos têm observado também um aumento de busca sexual entre pacientes, como forma de escape para a angústia do período pandêmico. Areosa diz:

“A troca de parceiros acabou por culminar em um aparecimento maior de doenças sexualmente transmissíveis”.

Por fim, para tratamento do transtorno bipolar medicamentos ainda são muito importantes, mas terapia e escuta nunca deixarão de ter sua contribuição fundamental para os pacientes. Diz o psicólogo:

“Medicamentos são importantes porque regulam e ajustam o humor. Mas a escuta terapêutica é fundamental para o acolhimento afetivo do paciente e um instrumento valoroso para ajudar o bipolar a não se sentir excluído. O atendimento terapêutico realizado pelo psicólogo também é estendido para o ambiente familiar. Não podemos esquecer que grande parte dos comportamentos gerados pela bipolaridade afetam no núcleo familiar. Por isso, estabelecer o dialogo entre o paciente e sua família é uma ação que facilita o primeiro a aceitar sua condição de uma pessoa que precisa de ajuda. Para isso, ao menos, a pandemia contribuiu: mostrar a nossa sociedade sobre a importância da saúde mental”.

Da Redação.
- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Direto ao Ponto: Após passagem pelo AM, Lula abre 9 pontos de vantagem sobre Flávio

A disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto ganhou novos contornos no Amazonas. A primeira pesquisa realizada pelo instituto Direto ao Ponto, divulgada nesta segunda-feira...

Com poucos quadros, PCdoB aposta em Eron Bezerra para a Assembleia Legislativa

O ex-deputado e ex-secretário estadual Eron Bezerra lançou, na noite deste sábado (20), sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB, em um evento que...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Festival Folclórico, Bar do Boi, futebol e muito mais agitam a cidade no fim de semana

Entre festivais folclóricos, arraiais, shows, futebol e eventos culturais, Manaus terá um fim de semana movimentado de sexta-feira (12) a domingo (14). A programação...

Rosses diz que não conta mais com Cabo Maciel: “Não precisamos dele”

O vereador Coronel Rosses (PL) afirmou nesta segunda-feira (1º), em entrevista à Onda Digital, que o deputado estadual Cabo Maciel (PL) demonstrou “coragem” ao...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Vereadores divergem sobre suposta aplicação de recursos da previdência municipal no Banco Master

O vereador José Ricardo (PT) afirmou nesta segunda-feira (9/3) que irá reapresentar um requerimento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitando informações sobre possíveis...

Sem deputado federal há 10 anos, MDB organiza nova chapa no Amazonas

O evento de filiação promovido pelo MDB nesta quarta-feira (4/3) marcou o retorno do partido à corrida por uma vaga na Câmara Federal, algo...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Direto ao Ponto: Após passagem pelo AM, Lula abre 9 pontos de vantagem sobre Flávio

A disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto ganhou novos contornos no Amazonas. A primeira pesquisa realizada pelo instituto Direto ao Ponto, divulgada nesta segunda-feira...

Com poucos quadros, PCdoB aposta em Eron Bezerra para a Assembleia Legislativa

O ex-deputado e ex-secretário estadual Eron Bezerra lançou, na noite deste sábado (20), sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB, em um evento que...

Festival Folclórico, Bar do Boi, futebol e muito mais agitam a cidade no fim de semana

Entre festivais folclóricos, arraiais, shows, futebol e eventos culturais, Manaus terá um fim de semana movimentado de sexta-feira (12) a domingo (14). A programação...

Rosses diz que não conta mais com Cabo Maciel: “Não precisamos dele”

O vereador Coronel Rosses (PL) afirmou nesta segunda-feira (1º), em entrevista à Onda Digital, que o deputado estadual Cabo Maciel (PL) demonstrou “coragem” ao...

Vereadores divergem sobre suposta aplicação de recursos da previdência municipal no Banco Master

O vereador José Ricardo (PT) afirmou nesta segunda-feira (9/3) que irá reapresentar um requerimento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitando informações sobre possíveis...

Sem deputado federal há 10 anos, MDB organiza nova chapa no Amazonas

O evento de filiação promovido pelo MDB nesta quarta-feira (4/3) marcou o retorno do partido à corrida por uma vaga na Câmara Federal, algo...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]