Os portos do Amazonas fiscalizados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) bateram um recorde de movimentação de cargas, no período de janeiro a setembro deste ano, tendo movimentado 32,7 milhões de toneladas, valor 18,95% superior ao mesmo período de 2024.
O resultado é ainda melhor quando analisados todos os parâmetros de transporte de cargas neste período, que são:
- Cargas a granel sólido: 16 milhões de toneladas, um crescimento de 27,76% em comparação com 2024;
- Cargas a granel líquida: 6,2 milhões de toneladas, crescimento de 14,52%;
- Cargas conteinerizadas: 7,8 milhões de toneladas, crescimento de 11,98%;
- Cargas em geral: 2,7 milhões de toneladas, crescimento de 4,40%.
O bom desempenho do setor de transportes e armazenamento de cargas no Amazonas foi puxado pelo terminal graneleiro de Itacoatiara, que pertence à empresa Hermasa S/A, que no período de janeiro a setembro movimentou 9,8 milhões/t de soja.
Também especializado na movimentação de soja, o terminal Portuário de Novo Remanso, em Itacoatiara, ficou em terceiro lugar entre os maiores portos do Estado, tendo movimentado 5,3 milhões de toneladas do grão. Entre eles, esteve o Porto Chibatão, em Manaus, cuja prevalência é a de movimentação de cargas conteinerizadas com insumos destinados ao Polo Industrial de Manaus, que no período movimentou 6,5 milhões de toneladas de cargas.
Saiba mais:
Ministério da Educação faz balanço do Enem, que teve quase 30% de faltosos
“Racha” foi a origem do acidente que deixou duas pessoas mortas na avenida do Turismo
Tendência nacional é de aumento na movimentação de cargas
O movimento de transporte de cargas nos portos localizados no Amazonas seguiu a tendência nacional, que vem batendo seguidos recordes neste ano. Conforme dados da Antaq, todos os portos brasileiros movimentaram 1,04 bilhão de toneladas de cargas no acumulado entre janeiro e setembro. Isso representa 3,25% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os portos públicos movimentaram 43,8 milhões de toneladas de cargas em setembro de 2025. O número representa aumento de 3,26% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre os 20 portos públicos que mais movimentam no país, o com maior crescimento percentual no nono mês do ano foi o Porto de Santana (AP). O aumento foi de 40,12%, em comparação com setembro de 2024, e a movimentação atingiu 0,4 milhão de toneladas.
Nos terminais autorizados houve um crescimento de 5,77% na movimentação em relação a setembro do ano passado. O setor movimentou 76,6 milhões de toneladas de cargas.