Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Wilson anuncia nova estratégia para ampliar vacinação contra a Covid-19

O governador do Amazonas Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (11), nova medida para intensificar a vacinação contra a Covid-19 diante do aumento de casos da doença e de síndromes respiratórias, como influenza e H3N2, durante o período de chuvas no estado.

O chefe do Executivo estadual convocou coletiva de imprensa para anunciar, ao lado do titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a instalação de pontos de imunização em dez supermercados da capital a partir de quinta-feira (13). O atendimento nesses locais será realizado das 9h às 20h até a sexta-feira (14).

“Faço um alerta para as pessoas que não tomaram a primeira dose. Há uma epidemias de influenza, todas as unidades de saúde estão lotadas. E existem casos de coinfecção por influenza e covid”, explicou Wilson.

Leia mais:

Covid-19: Governo do Amazonas suspende eventos com venda de ingressos

Vacinação infantil contra Covid no AM vai começar por grupos prioritários

 

O governador acrescentou que está coordenando a ampliação de centros de atendimento a pacientes com Covid-19 caso os índices da doença continuem a aumentar.

“Estamos monitorando a situação. Tenho conversado com minha equipe para entender a curva de casos. Já comecei a mobilizar algumas estruturas para atender eventualmente quem possa ter um agravamento da covid“.

Cenário previsível

O secretário estadual de Saúde Anoar Samad ressaltou que, apesar da alta adesão às vacinas e da baixa gravidade dos sintomas da variante ômicron, a população deve manter a cautela e os cuidados necessários para evitar uma nova onda de Covid-19.

“Ao contrário da variante delta, a ômicron não tem predileção pelos pulmões e pelos rins. Mas não confundam. Os poucos casos se tornam muitos e pressionam a rede de saúde pública“, enfatizou. “É melhor trabalhar com um cenário previsível”.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou que  mais de 70% da população manauara já completou o ciclo vacinal de duas doses. No entanto, 100 mil pessoas ainda não receberam a primeira dose.

“Não faltam vacinas. Faltam pessoas dispostas a se vacinar. As reações aos imunizantes são leves. Os adultos que não se vacinam ou não completam seu ciclo acabam contaminando seus filhos“, exemplificou.

Shádia afirmou que o gabinete de crise da Covid-19 já começou a definir um plano de ampliação dos pontos de testagem na capital.

 

Daniel Amorim, da redação

 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governador do Amazonas Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (11), nova medida para intensificar a vacinação contra a Covid-19 diante do aumento de casos da doença e de síndromes respiratórias, como influenza e H3N2, durante o período de chuvas no estado.

O chefe do Executivo estadual convocou coletiva de imprensa para anunciar, ao lado do titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a instalação de pontos de imunização em dez supermercados da capital a partir de quinta-feira (13). O atendimento nesses locais será realizado das 9h às 20h até a sexta-feira (14).

“Faço um alerta para as pessoas que não tomaram a primeira dose. Há uma epidemias de influenza, todas as unidades de saúde estão lotadas. E existem casos de coinfecção por influenza e covid”, explicou Wilson.

Leia mais:

Covid-19: Governo do Amazonas suspende eventos com venda de ingressos

Vacinação infantil contra Covid no AM vai começar por grupos prioritários

 

O governador acrescentou que está coordenando a ampliação de centros de atendimento a pacientes com Covid-19 caso os índices da doença continuem a aumentar.

“Estamos monitorando a situação. Tenho conversado com minha equipe para entender a curva de casos. Já comecei a mobilizar algumas estruturas para atender eventualmente quem possa ter um agravamento da covid“.

Cenário previsível

O secretário estadual de Saúde Anoar Samad ressaltou que, apesar da alta adesão às vacinas e da baixa gravidade dos sintomas da variante ômicron, a população deve manter a cautela e os cuidados necessários para evitar uma nova onda de Covid-19.

“Ao contrário da variante delta, a ômicron não tem predileção pelos pulmões e pelos rins. Mas não confundam. Os poucos casos se tornam muitos e pressionam a rede de saúde pública“, enfatizou. “É melhor trabalhar com um cenário previsível”.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou que  mais de 70% da população manauara já completou o ciclo vacinal de duas doses. No entanto, 100 mil pessoas ainda não receberam a primeira dose.

“Não faltam vacinas. Faltam pessoas dispostas a se vacinar. As reações aos imunizantes são leves. Os adultos que não se vacinam ou não completam seu ciclo acabam contaminando seus filhos“, exemplificou.

Shádia afirmou que o gabinete de crise da Covid-19 já começou a definir um plano de ampliação dos pontos de testagem na capital.

 

Daniel Amorim, da redação

 

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]