Os brasileiros avaliam o ano de 2025 de forma mais positiva e demonstram maior otimismo em relação ao próximo ano do que os argentinos. Em contrapartida, a população do país vizinho apresenta níveis mais elevados de orgulho nacional e menor disposição para deixar o país.
As conclusões fazem parte de uma pesquisa divulgada no sábado (27/12) pelo instituto argentino Opinaia. O estudo traz, pela primeira vez, um Balanço Integral do Ano no Brasil e na Argentina, com comparação direta entre as percepções dos dois países.
De acordo com o levantamento, as expectativas positivas em relação ao próprio país chegam a 78% entre os brasileiros, enquanto na Argentina o índice é de 63%. Quando o foco são as expectativas pessoais, 80% dos brasileiros demonstram otimismo, contra 57% dos argentinos.
Na avaliação geral de 2025, o Brasil apresenta um balanço mais favorável do que a Argentina em praticamente todos os indicadores analisados. A comparação envolve aspectos como descanso, lazer, saúde, economia pessoal e situação econômica do país.
“No Brasil predomina um olhar mais afirmativo e otimista sobre a experiência cotidiana, enquanto na Argentina emerge uma atitude mais crítica e exigente. Estas diferenças não só expressam situações objetivas, mas também modos diferentes de processar e avaliar a experiência social do ano”, conclui o estudo.
Saiba mais:
Thais Carla celebra novo peso após bariátrica: “A última vez foi aos 16 anos”
Grupo do RS aposta alto e investe R$ 300 mil na Mega da Virada de R$ 1 bilhão
A pesquisa também analisou as percepções por faixa socioeconômica. No Brasil, o balanço positivo do ano atinge 66,9% nas classes mais altas e 53,4% nas mais baixas, uma diferença de 13,5 pontos percentuais. Na Argentina, a avaliação positiva é de 48% nos níveis socioeconômicos mais altos e 43,9% nos mais baixos, com uma diferença de apenas 4,1 pontos.
Apesar da visão mais crítica sobre a realidade do país, os argentinos demonstram maior orgulho de sua nacionalidade. Segundo o levantamento, 50% afirmam ser “muito orgulhosos” de ser argentinos e 31% se dizem “bastante orgulhosos”. Entre os brasileiros, 32% se declaram “muito orgulhosos” da nacionalidade e 34% afirmam ser “bastante orgulhosos”.
Quando questionados sobre a possibilidade de se mudar ou emigrar para o exterior, 64% dos brasileiros responderam positivamente, percentual superior ao registrado entre os argentinos, que foi de 52%.
*Com informações de CNN Brasil.