Cientistas registraram uma rara água-viva fantasma gigante durante uma expedição científica em águas profundas ao longo da costa da Argentina. O avistamento da espécie Stygiomedusa gigantea foi divulgado pelo Instituto Oceanográfico Schmidt e ocorreu a cerca de 250 metros de profundidade.
As imagens foram captadas por um veículo operado remotamente (ROV) durante missão realizada a bordo do navio de pesquisa R/V Falkor, em uma expedição liderada por pesquisadores argentinos.
A espécie chamou atenção pelo aspecto incomum, com braços longos semelhantes a fitas, que podem alcançar até 10 metros de comprimento, enquanto o sino pode chegar a um metro de diâmetro.
Leia mais
Osteoporose avança em ritmo acelerado e casos podem explodir até 2050, inclusive no Brasil
Estudo alerta: assistir a vídeos curtos e rápidos pode prejudicar saúde dos olhos
O registro também mostra peixes juvenis nadando ao redor da água-viva. Além desse avistamento raro, a equipe identificou o maior recife já conhecido do coral Bathelia candida e mapeou outros ambientes de alta biodiversidade.
Água-viva fantasma gigante é registrada por cientistas
Créditos: Instituto Oceanográfico Schmidt pic.twitter.com/Duc7E7gO6u
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 9, 2026
Ao todo, os pesquisadores catalogaram 28 espécies possivelmente novas para a ciência, entre corais, vermes, ouriços-do-mar, caracóis e anêmonas.
*Com informações da CNN Brasil.