Home Lifestyle Injeção contra HIV será testada em estudo da Fiocruz

Injeção contra HIV será testada em estudo da Fiocruz

0
Injeção contra HIV será testada em estudo da Fiocruz
(Foto: Shutterstock)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou nesta sexta-feira (16/1) que dará início a um estudo que pode viabilizar a inclusão de uma injeção semestral de prevenção ao HIV no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa utilizará o lenacapavir, medicamento desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences.

O lenacapavir foi aprovado nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV-1. A principal inovação do fármaco é o intervalo de aplicação: uma injeção subcutânea a cada seis meses, alternativa aos tratamentos preventivos de uso diário.

Segundo a Anvisa, o medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que apresentem risco de infecção pelo vírus. A realização de teste negativo para HIV-1 é obrigatória antes do início do uso.


Leia mais

Butantan recruta voluntários para nova fase de testes da vacina contra dengue

Autismo pode se manifestar cedo ou só na adolescência, aponta estudo


O estudo, denominado ImPrEP LEN Brasil, será voltado a homens gays e bissexuais, pessoas não binárias designadas do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, com idades entre 16 e 30 anos. A pesquisa será conduzida em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Manaus, Campinas (SP) e Nova Iguaçu (RJ).

A Fiocruz informou que as doses do medicamento já foram disponibilizadas pela fabricante. O início das aplicações depende apenas da chegada ao país de agulhas específicas, necessárias para a administração do lenacapavir.

*Com informações da Agência Brasil.