As crises de enxaqueca atingem milhões de brasileiros e podem ser desencadeadas por diversos fatores, incluindo alterações hormonais, questões alimentares, estresse e até a desidratação. Entre as medidas que podem ajudar a aliviar a dor, é o consumo de sucos, mas nem todos são indicados.
Dados publicados em outubro deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a enxaqueca está entre as doenças neurológicas mais incapacitantes do mundo, afetando mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas sofram da doença, principalmente na faixa etária entre 35 e 45 anos.
Sintomas e duração
De acordo com o levantamento, a enxaqueca é caracterizada por crises recorrentes e podem durar a vida toda de uma pessoa. Entre os sintomas mais comuns estão náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som. Em alguns casos, as crises são precedidas por aura, manifestações visuais ou sensoriais reversíveis.
Causas
A OMS destaca que não há uma causa exata para a enxaqueca, mas a liberação de substâncias inflamatórias que provocam dor ao redor de nervos e vasos sanguíneos da cabeça pode ser um dos fatores, além do uso de bebidas alcoólicas, distúrbios de sono e alguns alimentos.
Leia mais:
A nutricionista clínica e esportiva Vanessa Pollari explicou como surgem as crises de enxaqueca e de que forma diferentes tipos de sucos podem influenciar os neurotransmissores relacionados à dor.

Segundo a especialista, a enxaqueca provoca um desequilíbrio na dopamina e na serotonina, neurotransmissores essenciais para o bem-estar. É nesse ponto que a alimentação passa a desempenhar um papel importante no controle ou agravamento das crises.
De acordo com ela, o ideal é comer as frutas, porque o suco perde boa parte das fibras, deixando quase somente a frutose, o açúcar natural da fruta.
“O açúcar em excesso, mesmo sendo a frutose, que é o açúcar da fruta, ele causa desequilíbrio nesses neurotransmissores, que são dopamina e serotonina. Então, geralmente, o suco não é o mais indicado”, explica.
Além disso, a redução das fibras eleva rapidamente a glicemia, o que provoca um pico de insulina. Esse mecanismo também pode favorecer o surgimento de dor de cabeça.
Sucos que podem ajudar na crise

Pollari destaca que, para quem deseja tomar sucos sem piorar a enxaqueca, o ideal é optar por combinações com frutas e vegetais de baixo carboidrato e alto valor nutricional como a couve, água de coco, melão, melancia, mamão e gengibre.
Sucos que podem piorar a enxaqueca

A nutricionista revela que algumas frutas apresentam substâncias químicas capazes de desencadear ou intensificar crises, especialmente as cítricas.
Entre as que devem ser evitadas durante episódios de dor, estão a laranja, o limão, a tangerina e o abacaxi.
“Essas frutas cítricas podem desencadear a dor de cabeça. Pode ser em um período de 30 minutos ou até de 3 a 4 horas depois. Então, na prática, a gente retirando esses sucos, melhora bastante. Realmente, essas frutas cítricas pioram muito as crises de enxaqueca”, disse ela.
Vilões da enxaqueca

Uma fruta que merece atenção e é a queridinha dos amazonense é a banana madura. De acordo com a especialista, ela libera grande quantidade de frutose e, ao ser usada em vitaminas ou sucos, também pode contribuir para o surgimento de crises.
Os sucos industrializados também são ainda mais prejudiciais. “Todos os sucos industrializados também, todos têm aditivos. Tem muito açúcar concentrado, então todos esses sucos que são industrializados pioram absurdamente as crises de enxaqueca e devem que ser evitado realmente”.
Embora existam padrões gerais, a especialista reforça que cada pessoa responde de maneira diferente. A recomendação é sempre buscar o acompanhamento de um profissional.