Uma pesquisa do Consumer Hub, realizada pela Marfrig e BRF, mostra que o Natal dos brasileiros ainda é marcado pela tradição. Segundo o levantamento, 42% da população mantém um perfil considerado tradicional, com a ceia feita em casa, reunião da família e cardápio composto por pratos típicos da data. Em média, são servidas três opções de proteínas na refeição natalina.
O estudo também aponta o crescimento de um novo comportamento. Os chamados “inovadores” já representam 30% dos entrevistados. Esse grupo costuma alternar as comemorações entre familiares e amigos e mistura receitas tradicionais com outras opções, como churrasco e massas. Formado, em sua maioria, por pessoas entre 25 e 40 anos, esse público tende a dividir as responsabilidades da ceia.
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Outro perfil identificado é o dos “simplificadores”, que correspondem a 28% da amostra. Concentrado principalmente entre consumidores com mais de 41 anos, esse grupo prefere celebrações menores, com menos pratos e foco na praticidade.
No recorte de marcas analisado pela pesquisa, Sadia e Perdigão aparecem entre as cinco mais lembradas como essenciais para o Natal, com 45% e 39% das menções, respectivamente. Entre as aves natalinas, Sadia lidera a preferência dos consumidores, seguida por Perdigão e Chester Perdigão.
Na hora de escolher os produtos para a ceia, o sabor é o principal critério para 53% dos entrevistados. Qualidade e custo-benefício aparecem na sequência, ambos citados por 46% dos consumidores. Suculência e facilidade de preparo também foram mencionadas como fatores relevantes na decisão de compra.