O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite de domingo (4/1) que o governo dele está no comando da Venezuela e que o país sul-americano está “morto”. Falando a repórteres, ele também atacou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Ao ser questionado sobre quem está no comando da Venezuela, ele respondeu: “Significa que nós estamos no comando. Nós estamos no comando”.
Ao ser perguntado sobre uma possível ação militar contra a Colômbia, Trump foi firme: “Parece bom para mim”.
Ele também chamou Petro de doente e voltou a dizer que o mandatário colombiano produz e vende cocaína para os EUA. Trump também falou sobre investimento de companhias petrolíferas para reconstruir a Venezuela.
“É um país morto neste momento. Precisamos reerguer, e isso exigirá grandes investimentos das companhias petrolíferas para que a infraestrutura esteja pronta para funcionar”.
Leia mais:
Maduro segue para julgamento em tribunal de Nova York
Situação política de Venezuela
No domingo, a Suprema Corte da Venezuela determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma como presidente interina. Ela também já foi reconhecida pelas Forças Armadas. O tribunal ainda irá decidir a estrutura legal de poder no país.
Governo brasileiro reconheceu a vice-presidente no comando do país. “Na ausência do atual presidente, Maduro, é a vice. “Ela está como presidente interina”, disse Maria Laura da Rocha, que ontem estava interinamente à frente do Ministério das Relações Exteriores.
*Com informações de UOL