Home Mundo Veja momento em que avião da Nasa faz pouso forçado em base aérea no Texas

Veja momento em que avião da Nasa faz pouso forçado em base aérea no Texas

0
Veja momento em que avião da Nasa faz pouso forçado em base aérea no Texas
(Foto: reprodução)

Um avião de pesquisa da Nasa precisou realizar um pouso de emergência sem o trem de pouso acionado nesta terça-feira (27/1) no aeroporto de Ellington, em Houston, no estado do Texas. A manobra, conhecida como pouso “de barriga”, foi concluída sem feridos, e os dois ocupantes da aeronave passam bem, informou a agência espacial norte-americana.

De acordo com a Nasa, uma falha mecânica impediu a abertura do trem de pouso do modelo WB-57. Equipes de emergência foram acionadas e acompanharam a operação. Imagens exibidas por uma emissora local mostraram um dos pilotos deixando o avião com o auxílio dos socorristas.

O WB-57 é uma aeronave desenvolvida pela própria Nasa e integra o programa de pesquisas em grandes altitudes. O modelo pode permanecer no ar por até seis horas e meia e atingir cerca de 19 mil metros de altitude, faixa alcançada por poucos aviões na história da aviação comercial, como o Concorde e o Tupolev Tu-144, ambos já fora de operação.


Leia mais

Lança-foguetes é usado em atentado contra prefeito nas Filipinas

VÍDEO: Pescadores bêbados sobem em baleia morta nos EUA


Segundo a agência, a frota de WB-57 é utilizada desde a década de 1970 em missões científicas e segue sendo considerada estratégica para pesquisas. Entre as atividades realizadas estão estudos atmosféricos e da Terra, mapeamento de superfície, coleta de poeira cósmica, apoio a lançamentos de foguetes e testes de tecnologias voltadas ao transporte aéreo e espacial.

A Nasa explica que a aeronave opera com dois tripulantes, posicionados em estações distintas na parte frontal da fuselagem. Enquanto o piloto é responsável pelos sistemas essenciais de voo, o operador de sensores controla os equipamentos de navegação e as cargas científicas distribuídas ao longo do avião.

*Com informações do G1