Home Mundo Brasileiros que tentaram ir a Gaza em flotilha são libertados pelas autoridades de Israel

Brasileiros que tentaram ir a Gaza em flotilha são libertados pelas autoridades de Israel

0
Brasileiros que tentaram ir a Gaza em flotilha são libertados pelas autoridades de Israel
Brasileiros após serem levados à fronteira com a Jordânia (Foto: Global Smud Flotilla/Divulgação).

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou na manhã desta terça-feira (7), em Brasília, que os 13 brasileiros que integravam a Flotilha Global Sumud, entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), foram conduzidos pelas autoridades israelenses até a fronteira com a Jordânia, e foram libertados.

“Diplomatas das embaixadas em Tel Aviv e em Amã receberam os ativistas que estão, nesse momento, sendo transportados para a capital jordaniana em veículo providenciado pela embaixada brasileira naquele país”, informou por meio de nota o Itamaraty.

Além da deputada, integram o grupo Thiago Ávila, Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, a vereadora Mariana Conti, Ariadne Telles, Mansur Peixoto, Gabriele Tolotti, Mohamad El Kadri, Lucas Gusmão, João Aguiar e Miguel Castro.


Leia mais:

Flotilha com ativistas e ajuda a Gaza é interceptada por Israel: Deputada do PT está a bordo

Grupo Hamas aceita libertar reféns israelenses como parte de acordo de paz com EUA


Com isso, todos os integrantes da flotilha que partiu a Gaza foram deportados pelas autoridades de Israel.

A Flotilha Global Sumud (palavra que significa “resiliência” em árabe) saiu de Barcelona no começo de setembro. Ela conta com 40 barcos com centenas de militantes pró-palestinos procedentes de mais de 40 países. Depois de partir da Espanha, a flotilha parou por 10 dias na Tunísia antes de retomar a viagem em 15 de setembro. O objetivo da viagem era levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, assolada por conflito com as forças israelenses.

*Com informações de Agência Brasil