Home Mundo Cachorros com pelagem azul são vistos em Chernobyl; ONG descarta mutação genética

Cachorros com pelagem azul são vistos em Chernobyl; ONG descarta mutação genética

0
Cachorros com pelagem azul são vistos em Chernobyl; ONG descarta mutação genética
(Foto: Reprodução/internet)

Três cachorros com pelagem azul foram avistados recentemente na Zona de Exclusão de Chernobyl, na Ucrânia, área ainda isolada desde o acidente nuclear de 1986. Apesar da aparência incomum, a ONG Clean Futures Fund, responsável pelo projeto Dogs of Chernobyl, descartou que a coloração seja resultado de mutação genética provocada pela radiação.

Os cães foram observados pela equipe do projeto, que atua há anos no resgate, esterilização e monitoramento de animais na região. Em entrevista, a veterinária Jennifer Betz afirmou que os cães parecem saudáveis, mas estão assustados e evitam contato humano.

“Tentamos capturá-los várias vezes, mas eles têm muito medo das pessoas. Precisamos usar dardos tranquilizantes e, infelizmente, não conseguimos desta vez”, explicou.

Fotos dos cães geraram especulações sobre mutações, mas os veterinários afirmam que a explicação mais provável é que os animais tenham rolado em algum resíduo químico azul, possivelmente proveniente de antigos banheiros químicos deixados na área.


Leia mais:

VÍDEO: Incêndio atinge fábrica de reciclagem OTX Recicle em Manaus

Macacos infectados escapam de laboratório após acidente nos EUA


A ONG também negou boatos de que os cães teriam sido tingidos para atrair atenção. Betz explicou que, embora a equipe use tintas temporárias para marcar animais esterilizados, os cães avistados estavam completamente cobertos de azul, o que não condiz com o procedimento usual.

Em comunicado, o Clean Futures Fund afirmou que o foco continua sendo o bem-estar dos animais: a equipe tentará recapturar os cães para esterilizá-los e, se possível, remover qualquer resíduo preso aos pelos. Apesar do mistério sobre a coloração, os veterinários garantem que os cães não apresentam sinais de intoxicação e devem permanecer saudáveis, a menos que ingiram grandes quantidades da substância.