O cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos, de 39 anos, que se alistou para atuar na guerra na Ucrânia, foi ferido atingido por estilhaços de um míssil de artilharia durante uma ação militar na província de Zaporíjia, no sudeste do país. Segundo o relato divulgado, o ataque teria ocorrido quando o grupo se deslocava para uma posição onde pretendia surpreender uma tropa russa.
Belém atua como integrante da Legião Internacional de Defesa Territorial, força criada pelo governo do presidente Volodymyr Zelenskyy para receber combatentes estrangeiros. Ele está há cerca de seis meses no território ucraniano e utiliza o codinome “Mharverek”.
“Demoramos cinco dias para chegar”
O amazonense afirmou que o deslocamento até o ponto do ataque foi lento por causa do risco no front, com paradas em bunkers ao longo do caminho.
Ainda segundo o relato, o míssil feriu outros combatentes e um integrante do grupo morreu durante a tentativa de resgate em meio a nova ameaça de artilharia e drones. Belém afirmou que precisou ajudar a transportar o colega por quilômetros, sob risco de novos ataques.
“Na nossa posição, a gente iria esperar uma tropa russa passar para atacar. Mas a gente não chegou nessa posição, demoramos a chegar porque o front é perigoso. No caminho a gente parava nos bunkers, descansava e continuava, demoramos 5 dias a chegar nesse ponto onde fomos atingidos”, relatou.
Leia mais
Cinegrafista cai em buraco durante transmissão ao vivo no Rio Grande do Sul
EUA, Rússia e Ucrânia fazem primeira reunião trilateral para encerrar a guerra
Região concentra usina nuclear e área ocupada
A província de Zaporíjia é estratégica no conflito e abriga a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior usina nuclear da Europa e sob controle russo desde 2022, segundo registros públicos e acompanhamento internacional.
Belém informou que está em recuperação em um hospital voltado a combatentes e que pretende retornar ao campo de batalha após a melhora, seguindo o plano de cumprir cerca de um ano de alistamento antes de voltar ao Brasil para férias, conforme reportado por veículos locais.