Home Mundo Expedição internacional tentará provar que rio Amazonas é maior que o Nilo, na África

Expedição internacional tentará provar que rio Amazonas é maior que o Nilo, na África

0
Expedição internacional tentará provar que rio Amazonas é maior que o Nilo, na África

Qual é o rio mais longo do mundo? O Nilo ou o Amazonas? Uma expedição internacional de exploradores tentará resolver essa disputa que dura décadas, navegando em barcos ecológicos pelo rio que banha a maior floresta tropical do planeta.

Saiba mais:

Confira os vencedores do Festival Folclórico do Amazonas 2023

Em três barcos movidos a energia solar e pedais, a expedição “Rio Amazonas: do gelo ao mar” pretende partir em abril de 2024 dos Andes peruanos e percorrer em seis meses quase 7.000 km, passando por Colômbia e Brasil, até sua foz no Oceano Atlântico.

Apesar de ser reconhecido como o rio mais caudaloso do planeta, a extensão do Amazonas tem sido motivo de disputa há décadas, seja devido a variações metodológicas ou à falta de consenso sobre algo básico: onde o rio começa e onde termina.

O Livro Guinness dos Recordes atribui o primeiro lugar no pódio ao rio africano. O percurso será acompanhado em alguns trechos por um barco de apoio, que servirá de base para atividades audiovisuais e científicas.

Um dos objetivos do projeto, que conta com o apoio de organizações internacionais como o The Explorers Club e a Coleção de Mapas de Harvard, é transmitir aos indígenas locais a tecnologia de motores sustentáveis para reduzir sua dependência da gasolina, afirma Sanada.