As Forças Armadas da Venezuela declararam neste domingo (4/1) apoio à posse interina da vice-presidente Delcy Rodríguez na Presidência da República. A manifestação ocorre após decisão do Tribunal Supremo de Justiça que determinou a substituição temporária de Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos.
Em nota oficial, os militares afirmam que o governo venezuelano manterá a governabilidade do país e que a instituição seguirá mobilizando suas capacidades para a defesa nacional, a manutenção da ordem interna e a preservação da paz. O documento informa ainda a ativação de um plano de prontidão operacional.
A declaração é assinada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e destaca que as Forças Armadas irão integrar diferentes setores do Poder Nacional para enfrentar o que classificam como agressão externa, com o objetivo de garantir a soberania, a independência e a integridade do Estado venezuelano.
Leia mais
Montagem com Ratinho e Nicolás Maduro confunde internautas nas redes sociais
A decisão judicial que autoriza Delcy Rodríguez a assumir interinamente o comando do país foi anunciada no sábado (3/1) pela Câmara Constitucional da Suprema Corte, diante da ausência de Maduro. Desde então, autoridades do governo têm se pronunciado em defesa da continuidade institucional.

No comunicado, os militares também criticam a atuação dos Estados Unidos, classificando a captura de Nicolás Maduro como um “sequestro”, e reforçam a disposição de apoiar o governo interino enquanto perdurar a situação.
(*) Com informações da CNN Brasil