Home Mundo ‘Geleira do Juízo Final’: camada de gelo da Antártida Ocidental pode desaparecer

‘Geleira do Juízo Final’: camada de gelo da Antártida Ocidental pode desaparecer

0
‘Geleira do Juízo Final’: camada de gelo da Antártida Ocidental pode desaparecer
(Foto: ABRAMOVICH / AFP)

A Geleira Thwaites, localizada na Antártica, tem despertado o temor dos cientistas e ambientalistas ao redor do mundo. Com 120 km de extensão e mais de 2 mil metros de espessura, conhecida como “Geleira do Juízo Final”, é o maior bloco de gelo da Terra.

O derretimento da geleira pode causar uma elevação no nível do mar de mais de 60 centímetros, alterando padrões climáticos, intensificando eventos extremos e afetando milhões de vidas, especialmente em áreas costeiras. De acordo com pesquisadores do British Antarctic Survey (BAS), que monitoram a geleira com robôs subaquáticos, o volume de gelo que flui para o mar a partir de Thwaites mais que dobrou desde os anos 1990.

O geofísico marinho Rob Larter, da BAS, e integrante ITGC, alerta que a geleira está “prestes a recuar ainda mais e mais rápido”. Os dados disponíveis sugerem ainda que, no ritmo desse derretimento, uma grande parte da camada de gelo da Antártida Ocidental pode desaparecer completamente até o século 23.


Leia mais:

VÍDEO: Torturado e estrangulado: corpo é abandonado em frente à empresa de Manaus

Manaus é a única cidade do Amazonas apta ao 2° turno; entenda por que


Thwaites está localizada na região mais ampla da chamada Baía do Mar de Amundsen, que é atualmente responsável por oito por cento da taxa atual de elevação global do nível do mar, de 4,6 mm/ano.

Frente ao aumento da taxa de derretimento, um plano, avaliado em US$ 50 bilhões, tem sido pensado por um pesquisador finlandês para a construção de uma cortina no fundo do oceano que visa proteger esse bloco de gelo da água quente. As expectativas, no entanto,  são incertas.

*Com informações Fórum