Uma praia turística da cidade de Eastbourne, no sudoeste da Inglaterra, começou o ano com um cenário inusitado. Um navio porta-contêineres perdeu parte da carga no mar e deixou a faixa de areia coberta por batatas fritas e sacos de cebola.
Os alimentos começaram a aparecer na costa por volta do dia 14 de janeiro, segundo relatos de moradores. Joel Bonnici contou à CNN Internacional que se surpreendeu ao ver a praia tomada pelos produtos. “Não esperávamos virar a esquina e ver batatas fritas e sacos de cebola ao longo da praia, em direção ao farol”, disse.
De longe, a coloração dos alimentos chegou a causar confusão. Segundo o morador, parecia que a praia estava coberta por uma areia amarela, típica de ilhas tropicais.
Leia mais:
VÍDEO: Nos EUA, deputada é atacada com líquido ao fazer discurso contra agentes de imigração
Ao perceberem a situação, Joel e a namorada passaram horas recolhendo o material. Outras famílias também ajudaram na limpeza. “Foi bom ver pessoas se unindo pelo meio ambiente”, afirmou.
De acordo com o conselho municipal de Eastbourne, em apenas um dia foram retiradas cerca de 1,9 tonelada de resíduos da praia, quase quatro vezes mais do que o volume normalmente recolhido nesta época do ano.
A tempestade que provocou a perda da carga ocorreu no dia 8 de janeiro. À CNN, autoridades informaram que a empresa responsável pelo navio está colaborando com o conselho local e com a Guarda Costeira do Reino Unido na operação de localização e recuperação dos contêineres