O número de vítimas fatais causadas pela intensa tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos chegou a 30, segundo atualização divulgada pelas autoridades na noite desta segunda-feira (26/1). O fenômeno, que já se estende por três dias, também provoca temperaturas extremamente baixas e transtornos em diversos setores do país.
Mais de 500 mil residências seguem sem energia elétrica, enquanto voos foram cancelados e escolas suspenderam as aulas em várias regiões. Diante do cenário crítico, pelo menos 20 estados norte-americanos e a capital, Washington, decretaram estado de emergência.
A nevasca é consequência de uma deformação do vórtice polar, uma grande massa de ar gelado que normalmente permanece sobre o Polo Norte, mas que, desta vez, avançou em direção ao sul do continente.
Em áreas dos Estados de Minnesota e Wisconsin, o Serviço Nacional de Meteorologia registrou temperaturas que chegaram a -30,6ºC. A combinação com ventos fortes intensifica ainda mais a sensação térmica, tornando o frio mais severo.
Casos fatais também foram registrados em diferentes localidades. Em Nova Jersey, um homem foi encontrado morto sob a neve, segurando uma pá. Já em Nova York, autoridades confirmaram a morte de pelo menos oito pessoas em decorrência das condições climáticas extremas.