Home Mundo Opositor de Maduro desaparece na Venezuela 12 horas após ser libertado da prisão

Opositor de Maduro desaparece na Venezuela 12 horas após ser libertado da prisão

0
Opositor de Maduro desaparece na Venezuela 12 horas após ser libertado da prisão
Juan Pablo Guanipa, aliado de María Corina Machado (Foto: Fausto Torrealba / Reuters).

O filho de Juan Pablo Guanipa, líder da oposição na Venezuela, denunciou nesta segunda (9/2) que seu pai está em paradeiro desconhecido após uma nova detenção, ocorrida menos de 12 horas depois de ser liberto.

“Até esta hora não temos informações oficiais sobre seu paradeiro. Exijo uma prova de vida do meu pai imediatamente. Ele não violou nenhuma das condições de sua libertação, e não sabemos onde está”, declarou.

Guanipa é um aliado próximo da líder da oposição e ganhadora do Nobel da Paz, María Corina Machado. Ele entrou para a clandestinidade em janeiro de 2025, após acompanhar Machado em um protesto contra a posse de Nicolás Maduro, após a sua questionada reeleição. Ele foi preso em maio daquele ano.


Leia mais:

Manaus volta a ter voo internacional direto para Venezuela

“Chega de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela em discurso


Ele foi libertado no fim de semana, já após a destituição de Maduro graças a operação militar norte-americana na Venezuela. Ele voltou a ser preso ontem após falar sobre as eleições no país enquanto visitava Caracas de motocicleta e se reunia com familiares de presos políticos.

Sua nova prisão no domingo foi denunciada por Machado como um “sequestro”, enquanto a Procuradoria-Geral esclareceu que ocorreu devido ao descumprimento das condições de sua liberdade. Até o momento de postagem desta matéria, não tinha sido divulgado posicionamento oficial das autoridades venezuelanas sobre o caso.

*Com informações de UOL