Home Mundo Tempestade causa alagamentos e deixa mortos na Califórnia

Tempestade causa alagamentos e deixa mortos na Califórnia

0
Tempestade causa alagamentos e deixa mortos na Califórnia
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Fortes tempestades causaram inundações em várias regiões da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. O impacto foi mais intenso em Los Angeles e em outros condados do sul do estado, onde cerca de 27 centímetros de chuva resultaram em pelo menos três mortes até a noite de quinta-feira (25/12).

As condições climáticas provocaram transtornos à população, incluindo bloqueio de vias, problemas na infraestrutura e falta de energia elétrica. Aproximadamente 100 mil pessoas ficaram sem luz durante a noite.

Devido à instabilidade e à possibilidade de novas enchentes, autoridades determinaram a evacuação de moradores em partes do condado de Los Angeles e do sul da Califórnia.

(Foto: Divulgação/Bombeiros de San Bernardino)

Leia mais:

Tempestade polar em Gaza deixa 11 mortos

Diversos bairros de Manaus seguem sem energia elétrica, mesmo 15 horas após tempestade


Conforme reportagem da BBC News, equipes de emergência realizaram diversos resgates, incluindo pessoas presas em veículos pela subida das águas. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou estado de emergência na quarta-feira (24/12), seguido pela prefeita de Los Angeles, Karen Bass, que fez recomendações similares.

“Com a previsão de rios atmosféricos, chuvas intensas e ventos fortes, declaro estado de emergência nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego e Shasta para acionar as autoridades de emergência e posicionar recursos antecipadamente, a fim de manter nossas comunidades seguras”, publicou o governador no X.

O Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia informou que mobilizou mais de 250 profissionais e equipamentos em 14 condados, incluindo equipes especializadas em águas rápidas, busca e resgate urbano, caminhões de bombeiros e helicópteros.

O Centro de Previsão Meteorológica dos EUA alertou que novos episódios de inundações repentinas ainda são possíveis.

Ainda de acordo com o jornal norte-americano BBC News, um homem de 64 anos de San Diego morreu na manhã de quarta atingido por uma árvore que caiu. Outra vítima morreu afogado durante a enchente no fim de semana.

Anteriormente, uma mulher de 70 anos morreu após “ser derrubada de uma rocha por uma grande onda e arrastada para o oceano” no Parque Estadual MacKerricher, no Condado de Mendocino.

*Com informações do Metrópoles