O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta para o presidente de Israel, Isaac Herzog, pedindo que ele considere conceder um indulto ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que enfrenta no momento um julgamento por corrupção.
A informação foi confirmada pelo gabinete do presidente israelense nesta quarta-feira (12/11).
Trecho da carta diz:
“Embora eu respeite absolutamente a independência do sistema judiciário israelense e suas exigências, acredito que este ‘caso’ contra Bibi, que lutou ao meu lado por muito tempo, inclusive contra o Irã, um adversário muito difícil de Israel, é uma perseguição política e injustificada”.

Leia mais:
Menino se reencontra com pai libertado por Israel; cena viraliza
Guerra Israel x Palestina: conheça filmes e documentários que ajudam a entender o conflito
Netanyahu foi indiciado em três processos em 2019, um dos quais inclui o recebimento de quase 700 mil shekels (aproximadamente R$ 1,1 milhão) em presentes de empresários, incluindo champanhe e charutos. O julgamento dele começou em 2020, mas foi interrompido diversas vezes durante dois anos de guerra e agitação no Oriente Médio. Ele se declarou inocente e negou qualquer irregularidade.
Netanyahu já chegou a se referir ao seu julgamento como uma caça às bruxas de esquerda, com o objetivo de derrubar um líder de direita eleito.
O presidente de Israel desempenha um papel amplamente cerimonial, mas ele tem autoridade para perdoar criminosos condenados se houver circunstâncias incomuns.
*Com informações de CNN Brasil