Home Polícia Em 2024, mais de 1,5 mil armas foram apreendidas pela polícia no Amazonas, diz SSP

Em 2024, mais de 1,5 mil armas foram apreendidas pela polícia no Amazonas, diz SSP

0
Em 2024, mais de 1,5 mil armas foram apreendidas pela polícia no Amazonas, diz SSP
Foto: Divulgação

De janeiro a dezembro de 2024, as polícias Militar e Civil apreenderam 1.592 armas de fogo ilegais em todo o Amazonas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o número representa, em média, a apreensão diária de quatro armas.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou que a retirada dessas armas ilegais das mãos de infratores, reflete, principalmente, no combate aos homicídios e ao tráfico de drogas no estado.

“Esse é um resultado exitoso das nossas Forças de Segurança, que trabalham diariamente para prender criminosos e apreender as armas de fogo, que muitas vezes são utilizadas para o cometimento de crimes na nossa cidade. Com nossas operações estratégicas, os números mostram também redução de vários indicadores criminais”, disse o secretário.

Em 2024, mais de 1,5 mil armas foram apreendidas pela polícia no Amazonas
Foto: Divulgação

Leia mais

Rocam apreende arma e drogas no bairro Zumbi, na zona Leste de Manaus

VÍDEO: Criminosos armados invadem UBS e roubam pertences de pacientes


Entre as armas de fogo mais apreendidas de 2024 estão revólveres de variados calibres, espingardas de fabricação artesanal ou industrializadas, pistolas e fuzis.

Dados de apreensão

Em 2024, mais de 1,5 mil armas foram apreendidas pela polícia no Amazonas
Foto: Divulgação

Ainda conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, a produtividade das apreensões de armas aumentou em uma média de 233%, em comparação entres os anos de 2019 a 2024. Enquanto o Brasil em geral e Região Norte diminuíram sua produtividade, o Amazonas aumentou.

No Brasil, os números apresentaram 4,5% de aumento, na região norte o número subiu para 6,49% e o Amazonas alcançou 11,17% no aumento de produtividade.

Maior apreensão de armas de fogo

Em fevereiro de 2024, os policiais da 13° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apreenderam, 36 armas de grosso calibre, no bairro Nossa Senhora de Fátima, zona norte de Manaus. A ação foi registrada como a maior apreensão de armamento do estado em um único dia.

Foram 31 pistolas de diversos modelos e calibres, quatro fuzis calibre 5.56, uma submetralhadora calibre 40, além de 95 munições de fuzil e 90 carregadores de munições de diferentes calibres. O material apreendido representou aproximadamente R$ 500 mil de prejuízo ao crime organizado.