No último sábado (31), 22 pessoas foram presas em uma operação da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) contra um esquema de rinha de galos que funcionava no Ramal 14, localizado no bairro Puraqueaquara, na zona Leste de Manaus. A ação, realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, ocorreu após denúncia anônima de crimes ambientais no local.
No local, a equipe policial encontrou uma estrutura em formato de ringue, montada para a prática de rinha de galos. Dezenas de pessoas foram encontradas reunidas, enquanto os animais eram preparados para as lutas ilegais.
41 galos e dois quelônios foram apreendidos nas ações, todos em situação de maus-tratos. Os policiais também encontraram instrumentos como esporas artificiais, lâminas, gaiolas, equipamentos de contenção, medicamentos e substâncias para aumentar a agressividade das aves.

Leia mais
VÍDEO: 200 quilos de drogas são apreendidos após perseguição policial em Manaus
Pistoleiros se passam por policiais e executam homem em Itacoatiara
Com a apreensão de dinheiro em espécie, a polícia suspeita de que o evento funcionava como um negócio ilegal de exploração de animais e apostas.
O grupo foi preso em flagrante no local e encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio da Força Tática e da 28º Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Os animais resgatados foram levados aos órgãos competentes.