John Lennon Souza da Silva, conhecido como “Calango”, será trazido para Manaus, onde ficará à disposição da Justiça. Ele foi preso, nesta terça-feira (11/11), no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Ricardo Cunha destacou o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), que colaborou ativamente com a equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) na localização e prisão do investigado.
“John Lennon estava foragido desde outubro de 2023, após ter o mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. Após uma longa investigação, conseguimos localizá-lo e efetuar a prisão no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo”, explicou o delegado.
Leia mais
‘Calango’ é preso no Sudeste após matar rival em dia sangrento em Manaus
Ônibus fica preso em pedágio e passageiros fazem vaquinha para pagar dívida da empresa
No momento da prisão, o infrator foi encontrado em posse de diversas substâncias entorpecentes, motivo pelo qual também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Além deste crime, ele possui outras passagens pela polícia pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
O crime
De acordo com o delegado, na época do crime, a vítima foi surpreendida por John Lennon e outros três indivíduos, todos armados, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo. As investigações apontam que a motivação do crime está diretamente relacionada ao tráfico de drogas.
“Em 2021, a capital amazonense vivia um conflito entre duas organizações criminosas rivais, e a vítima foi morta nesse contexto. Na tarde do crime, Harlison foi perseguido pelo grupo, levado até uma casa no bairro Cidade de Deus e executado”, detalhou o delegado.
Ainda segundo Cunha, o reconhecimento fotográfico e o relato de testemunhas apontaram John Lennon como autor principal do homicídio.
“Em relação aos comparsas, até o momento não há identificação. O Inquérito Policial (IP) já foi remetido à Justiça, e solicitamos que quem tiver informações colabore com a polícia para que os demais envolvidos também sejam responsabilizados”, ressaltou Ricardo Cunha.
John Lennon Souza da Silva responderá por homicídio qualificado. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.