A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) disponibilizou, nesta semana, uma lista com mais de 800 celulares recuperados em operações de combate ao furto e roubo de aparelhos em Manaus. Os dispositivos, apreendidos em ações recentes, estão agora à espera de seus legítimos proprietários.
Os donos devem compareçam à sede do Programa RecuperaFone para realizar a retirada do seu aparelho. Os nomes de todas as pessoas que tiveram o celular recuperado estão publicados em edital disponível do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Para reaver o bem, os cidadãos que registraram Boletim de Ocorrência (BO) devem apresentar documento de identificação e a nota fiscal do aparelho ou o número do IMEI, comprovando a titularidade do objeto.
O diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi lembrou que os aparelhos estão em perfeito estado de uso. “Muita gente pensa que o aparelho que estamos recuperando está danificado ou só a carcaça, mas não. Alguns apresentam trincas nas telas, mas a maioria está bem conservado”, frisou.
Leia mais
Rocam prende quatro suspeitos de arrastões com celulares e simulacro
Assaltante é preso com celulares roubados em Manaus
Conforme o delegado, neste final de ano é importante que os donos compareçam à sede do RecuperaFone para terem os celulares restituídos. “Temos mais de 800 aparelhos. É muito celular e a entrega é rápida. Quem estiver com o nome no edital pode vir aqui conosco que terá seu aparelho de volta”, destacou o delegado.
Os nomes podem ser consultados por meio do link: https://www.ssp.am.gov.br/. As entregas são realizadas pelas equipes do Nirc das 9h até 16h, todos os dias. A sede do RecuperaFone fica localizada na rua 7, do conjunto Celetroamazon, no Adrianópolis.
Recuperação
Entre setembro de 2024 até novembro deste ano, o RecuperaFone já recuperou cerca de 7,5 mil celulares em todo o estado. Deste total, mais de 3 mil aparelhos tiveram os donos identificados e estão em processo de restituição.
Os aparelhos foram recuperados a partir de notificações a pessoas que estavam usando aparelhos com restrições de roubo ou furto e também, por meio de operações realizadas de forma conjunta da Polícia Civil (PC-AM) com a Polícia Militar (PMAM).
As ações resultaram em uma redução de 30% nos roubos de celulares em todo o estado.