
O líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Manaus, identificado apenas como ‘Xuruca do Japiim’, foi executado com pelo menos 10 tiros enquanto carregava um bebê de 1 ano e 8 meses no colo, na noite desta quinta-feira (10/10), no bairro Campeche, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
Conforme o relatório da polícia, um homem com roupas escuras e usando boné teria se passado por morador em uma vila de apartamentos e, ao se aproximar da vítima, fez diversos disparos de arma de fogo.
Veja o vídeo:
Leia mais
Líder do CV é baleado em carro blindado durante atentado em Manaus
Líder de facção criminosa, ‘Matuê’ morre em confronto com a polícia no RJ
As câmeras de segurança do local mostram o momento em que o suspeito se aproxima de Xuruca e começa a atirar. A vítima ainda tenta correr com a criança no colo, mas foi perseguido e novamente foi baleado até cair morto.
Ainda conforme o relatório policial, o bebê foi atingido por um dos tiros e socorrido por familiares para o Hospital Infantil, na capital. O estado de saúde dele seria grave, mas não foi confirmado pelos militares.
Após o crime, o suspeito fugiu em um carro que o aguardava próximo ao local do assassinato. O veículo foi encontrado horas depois perto do Morro da Penitenciária, no bairro Agronômica, e deve ser periciado pela Polícia Científica.
Segundo atentado
Xuruca já havia sofrido uma tentativa de homicídio em julho, no bairro do Japiim, em Manaus, e teria se mudado para Santa Catarina após o episódio.
Na época, o homem estava dirigindo uma Land Rover Discorey blindada quando os criminosos o perseguiram e começaram a atirar no veículo. Mesmo com a blindagem, o homem foi atingido por um dos disparos.
Informações preliminares apontam que ele teria envolvimento com o tráfico de drogas na capital catarinense.