Home Polícia Sargento da PM é preso suspeito de mandar matar cantor Dubarranco em Manaus

Sargento da PM é preso suspeito de mandar matar cantor Dubarranco em Manaus

0
Sargento da PM é preso suspeito de mandar matar cantor Dubarranco em Manaus
Foto: Divulgação

O sargento da Polícia Militar, Saimon Jazini, foi preso na manhã desta quarta-feira (01/10) durante a Operação Desbarranco deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) em conjunto com a Polícia Civil. Ele é suspeito de ser o mandante da tentativa de assassinato do cantor Dubarranco.

O crime ocorreu no dia 09 de agosto, próximo ao CSU do Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus. Além do músico, a filha dele de 4 anos também foi baleada. Os dois foram socorridos e receberam alta médica após o atentado.

Segundo o promotor de Justiça, Armando Gurgel, as investigações iniciaram pelo 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) que apontaram o cabo da PM Jobson Vieira como o pistoleiro que atirou no músico e na filha dele. Após a prisão dele, no dia 17 de agosto, a polícia chegou ao mandante, que seria o sargento Saimon Jezini.

“Cumprimos esse mandado de prisão com relação a essa pessoa investigada ainda, não há uma acusação formal ainda, e também cumprimos os mandados de busca e apreensão e endereços ligados diretamente a essa pessoa, o autor intelectual, bem como ao próprio executor material”, afirmou. 

Veja o vídeo:


Leia mais:

Cantor Dubarranco quebra silêncio e fala pela 1ª vez após ser baleado por PM em Manaus

Saiba quem é PM suspeito de atirar contra cantor Dubarranco e criança de 4 anos em Manaus


Motivação é sigilosa

Ainda conforme Gurgel, a motivação para o crime ainda é sigilosa e não pode ser revelada para não atrapalhar as investigações.

“No momento a gente prefere, no interesse da investigação, considerando também que o procedimento está sob sigilo, nos manter nas informações mais gerais acerca do caso. Com relação à motivação, a gente ainda não vai adentrar considerando a motivação que gera, inclusive, o sigilo que a gente sequer pode comentar nesse momento”, explicou.

Veja o vídeo:

Maior apreensão de armas com policial preso

O promotor de Justiça do Amazonas, Daniel Amazonas, titular da 61ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), destacou que durante a operação foram apreendidas dezenas de armas com o sargento da PM, e também em endereços relacionados a ele.

Com isto, ele considera a maior apreensão de armas com policial suspeito de envolvimento em crime no Amazonas. “Enquanto eu estou presente no Proceap, à frente da 61ª, acho que isso o doutor Armando Gurgel pode dizer com maior profundidade, para mim sim é a maior apreensão de armas tidas no Amazonas”, revelou.

Veja o vídeo:

PM se manifesta

A Polícia Militar informou à Rede Onda Digital que Saimon Jezini vai responder a procedimento administrativo na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD). Além disso, ele foi afastado das funções e teve a arma apreendida.

Confira a nota na íntegra;

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ressalta que a instituição não compactua com quaisquer ações ilícitas praticadas pelos seus agentes e informa que o policial militar preso na operação vai responder a procedimento administrativo na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação, que acompanhou as diligências realizadas pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), nesta quarta-feira (1º/10). A PMAM acompanha a situação desde o início das investigações, dando o suporte e apoio para o MP-AM.

Além de responder pelo crime comum na esfera judicial, o policial militar foi afastado dos serviços operacionais e teve sua arma de fogo recolhida. O Comando da PMAM reforça que tem atuado em apoio aos órgãos de fiscalização e controle para tirar de circulação policiais militares cuja condutas não se alinham com os princípios da instituição, formada por homens e mulheres íntegros e que atuam diariamente na proteção da sociedade.