Home Política Alberto Neto convoca apoiadores em defesa do ‘PL da Anistia’, que deve ser pautado nesta quarta

Alberto Neto convoca apoiadores em defesa do ‘PL da Anistia’, que deve ser pautado nesta quarta

0
Alberto Neto convoca apoiadores em defesa do ‘PL da Anistia’, que deve ser pautado nesta quarta
(Foto: reprodução)

Nesta quarta-feira (17/9), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) usou suas redes sociais para reforçar a defesa da votação do ‘PL da Anistia’, que pode ser pautado hoje na Câmara dos Deputados. A proposta busca conceder perdão a envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, episódio que resultou em condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que a anistia é fundamental para pacificar o país.

“Hoje nós conseguimos pautar a anistia. Projeto importante pra acabar com essa injustiça que está no nosso país, pra pacificar a nossa nação. Pessoas como a Débora, que escreveu de batom na estátua e pegou 14 anos de prisão. Por essa perseguição política, por esses abusos da Suprema Corte, o Brasil precisa dessa anistia para seguir em frente”, declarou.

O deputado também criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de trabalhar contra a medida. Segundo Alberto Neto, a base governista estaria oferecendo emendas e pressionando parlamentares para evitar a aprovação da urgência.

“Hoje é o dia da urgência. Nós precisamos de 257 votos e o governo Lula tem trabalhado incansavelmente até na madrugada para retirar esses votos. Eu quero contar com você, cobre cada deputado federal, ligue para os gabinetes, acione as redes sociais. Vamos mobilizar o país. Anistia já!”, concluiu.


Saiba mais:


Câmara discute votação da urgência

Na véspera, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu líderes partidários na Residência Oficial e prometeu colocar em pauta o projeto da anistia. A previsão é de que o plenário vote o pedido de urgência nesta quarta-feira (17), logo após a análise da chamada PEC da Blindagem, proposta que pretende impedir processos contra parlamentares sem autorização do Congresso.

Motta também informou que deve realizar nova reunião ainda hoje para definir os termos do projeto.

Uma das principais dúvidas entre os deputados é sobre qual versão da anistia será votada. Existe uma proposta considerada “light”, alinhada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que não beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro. Já parlamentares bolsonaristas defendem uma anistia ampla, que incluiria o ex-mandatário, condenado recentemente pelo STF.