Home Política Aleam aprova criação do Dia da Pastora e do Pastor Evangélico no Amazonas

Aleam aprova criação do Dia da Pastora e do Pastor Evangélico no Amazonas

0
Aleam aprova criação do Dia da Pastora e do Pastor Evangélico no Amazonas
(Foto: reprodução)

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou durante a sessão desta quinta-feira (11/12) o projeto de lei do deputado estadual João Luiz (Republicanos), que reformula a Lei nº 3.918/2013 e institui oficialmente o Dia da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico no estado. A proposta segue agora para sanção do governador.

O texto aprovado altera a ementa da legislação vigente, ampliando a homenagem para incluir também as pastoras evangélicas. A data passa a ser celebrada anualmente no segundo domingo de junho. Segundo o projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a contribuição das lideranças religiosas para a vida espiritual, social e comunitária no Amazonas.

A nova versão da lei também acrescenta dispositivos que organizam a forma de celebração da data em âmbito estadual. O Artigo 2º-A determina que o Dia da Pastora e do Pastor Evangélico poderá ser comemorado com eventos religiosos, culturais, educacionais e sociais que valorizem e divulguem o trabalho pastoral, além de fortalecer a unidade da fé e os laços entre comunidades evangélicas.

O Artigo 2º-B autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com entidades representativas do segmento evangélico para realizar ações comemorativas. O Artigo 2º-C permite que a Assembleia Legislativa promova sessão especial em homenagem à data. Já o Artigo 2º-D prevê que o Governo do Estado ficará responsável por regulamentar a lei para garantir sua efetiva aplicação.


Saiba mais: 

Projeto quer regulamentar spray vegetal para defesa de mulheres no Amazonas

Deputado do AM sugere redes subterrâneas para o fim da poluição visual e riscos urbanos


Nas redes sociais, nesta sexta-feira (12/12), o deputado João Luiz comemorou a aprovação e ressaltou a importância do reconhecimento às lideranças religiosas do Amazonas, com o propósito de valorizar “cada homem e mulher de Deus”, reconhecendo sua importância dentro das comunidades.

Ele ainda acrescentou: “Nós aprovamos aqui no plenário Rui Araújo o dia estadual, um dia estadual em homenagem a todos os pastores do estado do Amazonas. Plenário Rui Araújo, ontem nós aprovamos essa plenária, de autoria nossa, que institui no calendário oficial do estado do Amazonas”.

João Luiz afirmou ainda que a iniciativa permitirá homenagens e ações de valorização “aos pastores que vêm trabalhando de forma a ajudar as pessoas tanto espiritualmente quanto socialmente”.

Ele destacou o papel das igrejas e das lideranças religiosas na transformação de vidas ao longo dos anos, afirmando que “os pastores aqui do Estado do Amazonas, hoje, a partir do dia de ontem, têm um dia para homenagear, com sessões na Assembleia Legislativa, homenagear por meio de eventos e ações voltadas para os pastores, pastoras, missionários, missionárias, bispos, bispas”.

Veja: