Home Política Análise de mandato: Diego Afonso apresenta 33 projetos e tem o ano de maior produção legislativa

Análise de mandato: Diego Afonso apresenta 33 projetos e tem o ano de maior produção legislativa

0
Análise de mandato: Diego Afonso apresenta 33 projetos e tem o ano de maior produção legislativa
(Foto: Divulgação)

O primeiro ano do terceiro mandato do vereador Diego Afonso (União Brasil) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi marcado por uma alta produção legislativa, com a apresentação de 32 projetos de lei e um projeto de Decreto Legislativo. Para se ter ideia, nos oito anos anteriores, o máximo de PLs proposto por Afonso aconteceu em 2019, quando apresentou 13 PLs e um PDL.

O projeto de Decreto Legislativo 11/2025 previa a concessão da medalha de Ouro Cidade de Manaus ao coronel da Polícia Militar do Amazonas, Fabiano Bó, que foi aprovado por unanimidade na sessão de 19 de novembro e tomou o número 659.

Dentre os projetos de lei, Diego Afonso expôs um a preocupação com tecnologias inovadoras e o acesso a elas pelos comunitários de Manaus. Dentro dessa lógica, apresentou o PL  126/2025 que dispõe “sobre a criação do Instituto Municipal de Inteligência Artificial e Segurança da Informação (IMIASI)”.

Outra iniciativa nessa área é o PL 127/2025, que prevê a implantação da Inteligência Artificial (IA) nas escolas municipais de Manaus para fins educacionais e administrativos.


Saiba mais:

Análise de mandato: Estreante na Câmara, Carlos Pai Amado apresentou oito projetos de leis em 2025

Análise de mandato: Capitão Carpê foca em segurança e nas questões de ordem pública


Empreendedorismo e internet também no foco do vereador

Egresso do setor privado, onde atua no ramo de distribuição de combustíveis e produtos para o interior, Diego Afonso também deu atenção ao setor de empreendedorismo na produção legislativa deste ano. Um exemplo disso é o PL 291/2025, que sugere a criação do programa “Qualifica Manaus: Formação, Empreendedorismo e Oportunidades, aprovado em agosto de 2025.

Outro exemplo que se alia a busca pela inovação na cidade é o PL 436/2025, que trata da criação de um programa municipal de “Agricultura Vertical Urbana no Município de Manaus”, uma ideia que a promoção do empreendedorismo agrícola na capital amazonense, por meio do uso de espaços públicos e privados de imóveis, que podem ter estrutura vertical, como prédios abandonados.