Home Destaque Comissão de Ética da CMM aguarda decisão da Mesa Diretora para analisar caso Rosinaldo Bual

Comissão de Ética da CMM aguarda decisão da Mesa Diretora para analisar caso Rosinaldo Bual

0
Comissão de Ética da CMM aguarda decisão da Mesa Diretora para analisar caso Rosinaldo Bual
(Foto: Rede Onda Digital)

Nesta segunda-feira (6/10), em declaração à BandNews, o jornalista Ricardo Chaves revelou detalhes sobre o andamento do processo que envolve o vereador Rosinaldo Bual (Agir) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que foi preso na última sexta-feira (3/10).

Segundo informações obtidas junto ao vereador Joelson Silva (Avante), presidente da Comissão de Ética da Casa Legislativa, o colegiado aguarda um posicionamento da Mesa Diretora para poder dar prosseguimento à análise do caso.

Joelson explicou ao jornalista que, para o processo avançar, é necessário que um parlamentar provoque a Mesa Diretora que, por sua vez, deve encaminhar o caso oficialmente à Comissão de Ética.

O vereador classificou a situação como “séria, delicada e de grande repercussão”, ressaltando que, até o momento, as informações disponíveis foram obtidas pela imprensa. O presidente da Câmara, vereador David Reis (Avante), ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, até o momento.

No mesmo dia da prisão de Rosinaldo Bual e, a Casa Legislativa divulgou nota na qual afirma que, “no âmbito de suas atribuições, a CMM reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização”. Além disso, disse que “a CMM seguirá à disposição das autoridades competentes”.


Saiba mais: 

Plano de governo de David Almeida: o que avançou e o que ainda está no papel em 2025

UBSs terão que informar diariamente quais remédios estão em falta, propõe Salazar


Operação Face Oculta

O caso ganhou repercussão após agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizarem uma operação no gabinete de Rosinaldo Bual.

A ação faz parte de uma investigação sobre possíveis irregularidades no uso de recursos públicos e condutas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar.

Comissão de Ética

A Comissão da CMM pode avaliar denúncias, queixas ou representações apresentadas contra vereadores, servidores do Legislativo ou autoridades municipais. Caso a Comissão entenda que há motivo para punição, pode recomendar a cassação do mandato, decisão que só se efetiva se for aprovada pelo plenário por dois terços dos votos.