Correr pelas ruas de Manaus pode ganhar um novo significado. A Câmara Municipal analisa um projeto de lei do vereador João Paulo Janjão (AGIR) que propõe reconhecer a Corrida de Rua como Patrimônio Imaterial do Município. A ideia é valorizar a prática esportiva e destacar sua importância cultural, esportiva e econômica para a capital amazonense.

De acordo com o projeto, a Corrida de Rua será celebrada todos os anos em 6 de setembro, data que passará a ser conhecida como o “Dia do Corredor Manauara”. A proposta busca incentivar hábitos saudáveis, promover o bem-estar e ainda movimentar o turismo e a economia local.
Para o vereador, o evento tem potencial para se tornar um dos maiores encontros esportivos da cidade. Além de reunir atletas e amantes da corrida, a iniciativa deve fortalecer o comércio, o setor de serviços e o lazer.
“A promoção de um evento inclusivo e acessível reforça o compromisso da cidade com a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade. Através deste projeto de lei, buscamos não apenas incentivar a prática esportiva, mas também promover um estilo de vida saudável e ativo entre os cidadãos de Manaus”, frisou o autor do PL.
O texto prevê que a organização do evento contará com a participação de órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades esportivas e da sociedade civil, garantindo estrutura, segurança e logística adequadas para a realização da corrida.
Saiba mais:
Alfredo Nascimento quer “maior filiação da história do PL” no Amazonas com apoio de Bolsonaro
Vereador propõe ensino de direitos trabalhistas nas escolas de Manaus
Outro ponto de destaque é o caráter inclusivo da iniciativa, que assegura a participação de pessoas de todas as idades e condições físicas, com categorias especiais para pessoas com deficiência e modalidades acessíveis.
O projeto também determina que o Poder Executivo promova campanhas de conscientização sobre a importância da prática esportiva e da saúde, estimulando a população a participar do evento.