 
                                    Nesta quinta-feira (30/10), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou abertura de um novo concurso público para a Guarda Municipal com 590 vagas. O edital está previsto para ser lançado em março de 2026, ampliando o efetivo total da corporação para 1.000 guardas municipais armados.
“Prontos para servir à população da cidade de Manaus. Vou fazer aqui um anúncio em primeira mão. No mês de março do ano que vem vai sair o edital para o novo concurso da Guarda Municipal com mais 590 vagas. Repito: março do ano que vem sai o edital para mais 590 vagas”, declarou o prefeito.
Veja:
A declaração aconteceu durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus, da turma 2, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizado no auditório da prefeitura, localizado no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.
Saiba mais:
Deputado propõe distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS no Amazonas
Corrida de Rua pode virar Patrimônio Imaterial e ganhar data comemorativa em Manaus
Almeida também destacou o avanço nas obras do quartel-general da Guarda Municipal, que incluirá uma academia de formação moderna, voltada à capacitação dos atuais e futuros agentes.
“A partir do ano que vem, o nosso planejamento já é a construção, que hoje já é uma realidade, do quartel-general da Guarda Municipal, da Polícia Municipal, como academia de formação. Algo muito moderno, preparado para vocês e para os que irão vir”, afirmou.
O anúncio reforça o plano da Prefeitura de Manaus de fortalecer a segurança pública municipal, com foco na estruturação da Guarda e na formação de novos profissionais para atuação em diferentes áreas da cidade.
A cerimônia de hoje foi em alusão ao fim do curso, iniciado em 19/8, que contou com 126 alunos e foi concluído em 20/10, após 50 disciplinas teóricas e práticas, abrangendo temas como armamento e tiro, técnicas de algemamento, abordagem de pessoas e veículos, e o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo.