A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu um requerimento do deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), nesta quinta-feira (5/2), solicitando a realização de uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Estado do Amazonas.

O texto foi protocolado hoje (5/2) e consta no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) do parlamentar, apesar do documento ter como autor o nome do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

O pedido tem como base a Lei nº 6.683, de 4 de janeiro de 2024, que instituiu oficialmente o dia 20 de junho como o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.
Na justificativa apresentada, Mário César Filho destaca que a imigração japonesa no Amazonas teve início em 1930, com a chegada dos primeiros imigrantes ao município de Maués. O movimento foi reforçado no ano seguinte com a vinda dos Koutakuseis, jovens enviados ao Brasil com a missão de desenvolver atividades agrícolas e contribuir para a ocupação produtiva da região amazônica.
Saiba mais:
Flávio Bolsonaro pode receber Título de Cidadão Amazonense
União autoriza porto privado da Potássio do Brasil no Rio Madeira, em Autazes
De acordo com o requerimento, os Koutakuseis tiveram papel fundamental no desenvolvimento econômico do Amazonas, especialmente com a introdução e expansão do cultivo da juta. A cultura se tornou estratégica para a economia estadual durante décadas, sendo essencial para a produção de fibras utilizadas em sacarias e outros insumos voltados ao escoamento da produção regional.
Além do impacto econômico, o deputado ressalta que a imigração japonesa deixou um legado expressivo nos campos cultural, social e educacional. Valores como disciplina, valorização do trabalho, respeito às tradições e intercâmbio de conhecimentos passaram a integrar a identidade do povo amazonense, fortalecendo a diversidade étnica do estado.
“A presente propositura tem por finalidade prestar justa e merecida homenagem ao dia da imigração japonesa no Estado do Amazonas”, afirma o parlamentar no documento.
Caso o documento seja aprovado, a sessão especial de cerimônia deverá ocorrer no Plenário Ruy Araújo, em data e horário a serem definidos pela Mesa Diretora.