Home Política Desembargador aposentado Ari Jorge Moutinho recebe Medalha do Mérito do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Desembargador aposentado Ari Jorge Moutinho recebe Medalha do Mérito do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

0
Desembargador aposentado Ari Jorge Moutinho recebe Medalha do Mérito do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil
A outorga da honraria se deu na cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, durante as programações do "53.º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB)". (Foto: divulgação)

O desembargador aposentado Ari Jorge Moutinho da Costa foi agraciado com a “Medalha do Mérito do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil”. A outorga aconteceu na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Na solenidade, na última sexta-feira (26/01), a medalha foi entregue ao desembargador aposentado Ari Jorge Moutinho da Costa pela vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

A Medalha do Mérito Eleitoral “Guerreira Maria Felipa de Oliveira” reconhece aqueles que contribuíram para o engrandecimento da Justiça Eleitoral.

A condecoração leva o nome da heroína que liderou um grupo de baianos nas batalhas pela independência da Bahia, em 1923, sendo exemplo de atuação estratégica, ousadia e coragem.


Leia mais:

Em Brasília, Wilson Lima apresenta projetos sustentáveis à embaixadora britânica

Governo do AM inicia inscrições para mil bolsas do ‘Jovem Bilíngue’; saiba como participar


Trajetória

Tendo cumprido 46 anos de serviços dedicados à magistratura, Ari Jorge Moutinho da Costa aposentou-se no ano de 2021, ao completar 75 anos de idade. Nasceu em Benjamin Constant (interior do Amazonas) e em 1967 ingressou no curso de Direito na Universidade Federal do Amazonas. Em 1976 foi aprovado no concurso de provas e títulos, iniciando sua trajetória na magistratura.

Atuou como juiz em várias comarcas do interior, como juiz corregedor auxiliar; foi presidente do 1.º Tribunal do Júri da Comarca de Manaus; titular da Vara de Execuções Criminais à época; membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas; membro efetivo da Comissão de Estudos da Revisão Constitucional, designado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, e juiz auxiliar da Vice-Presidência.

Em 2004, ascendeu ao cargo de desembargador, quando passou a atuar também em funções, como diretor dos fóruns de Manaus; foi presidente da Comissão de Informatização do TJAM; vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM); presidente do Colégio Nacional dos Corregedores Eleitorais; presidente do TRE/AM; presidente da Terceira Câmara Cível do TJAM; membro do Conselho da Magistratura.

Foi presidente do TJAM no biênio de 2012 a 2014, e no período assumiu por diversas vezes a chefia do Executivo estadual, em caráter interino, quando os outros nomes da linha sucessória estavam impedidos de exercer o cargo. Também exerceu a função de diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), de 2016 a 2018 e foi membro da 2.ª Câmara Cível do TJAM. Moutinho é sócio-fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, ocupando a cadeira n.º 08.

 

*com informações da assessoria