Home Política Vereador Diego Afonso propõe criação do Dia do Associativismo em Manaus

Vereador Diego Afonso propõe criação do Dia do Associativismo em Manaus

0
Vereador Diego Afonso propõe criação do Dia do Associativismo em Manaus
Foto: Emerson Olliver/Assessoria

O vereador Diego Afonso (União Brasil) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que institui o Dia do Associativismo, a ser comemorado anualmente em 30 de abril, na capital amazonense.

A proposta prevê que a data passe a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas da capital amazonense, com o objetivo de valorizar o papel das associações civis, comunitárias, comerciais, empresariais, culturais, cooperativas e demais formas de organização da sociedade civil.

“A criação de uma data comemorativa dedicada ao tema busca reconhecer e homenagear os inúmeros atores que contribuem para a transformação de realidades locais por meio da ação conjunta. Em um contexto de desafios sociais e econômicos, o associativismo se mostra uma ferramenta poderosa para fortalecer vínculos comunitários, promover a inclusão produtiva e garantir maior representatividade nas decisões públicas”, disse o autor da proposta em sua justificativa.

Entre as finalidades do projeto estão:

  • Incentivar a participação cidadã e a cooperação entre indivíduos e instituições;
  • Fomentar políticas públicas voltadas à organização coletiva e ao empreendedorismo associativo;
  • Promover eventos, palestras, seminários e ações de conscientização sobre a importância do associativismo para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Manaus.

O texto também autoriza o Poder Executivo Municipal a apoiar as atividades comemorativas por meio de órgãos competentes, em parceria com entidades da sociedade civil.


Saiba mais: 

Ponte sobre o rio Curuçá, na BR-319, será liberada para tráfego

Ministro dos Portos vem a Manaus para entrega de obras nesta segunda-feira (29)


Associativismo

É a união voluntária de pessoas ou entidades com interesses comuns, com o objetivo de alcançar metas coletivas, promover a defesa de direitos, fomentar o desenvolvimento econômico e social e viabilizar o acesso a recursos, capacitações e políticas públicas.

Ele se expressa por meio de associações de moradores, cooperativas, entidades culturais, clubes, organizações não governamentais, sindicatos, entre outras formas legítimas de organização social.