Home Política Em seu primeiro mandato, Rodinei Ramos apresentou 12 projetos em um ano na CMM

Em seu primeiro mandato, Rodinei Ramos apresentou 12 projetos em um ano na CMM

0
Em seu primeiro mandato, Rodinei Ramos apresentou 12 projetos em um ano na CMM
O vereador pelo Avante, Rodinei Ramos, no plenário da CMM (Reprodução/Redes Sociais)

Rodinei Moura Ramos, mais conhecido como Rodinei Ramos, foi eleito vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo partido Avante, nas eleições de 2023.

Eleito para o primeiro mandato com forte apoio de categorias ligadas à mobilidade urbana, o vereador eleito pelo Avante encerra este início de legislatura na Câmara Municipal de Manaus com uma atuação legislativa considerada “discreta”.

Atuação parlamentar

Levantamento no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da CMM mostra que o parlamentar apresenta baixo volume de projetos de lei como primeiro autor, além de pouca repercussão prática de suas propostas.

Conforme os dados oficiais da Casa, Rodinei figura como autor principal de um número reduzido de projetos de lei ao longo do mandato, apenas 9 projetos de lei (PL), 2 projetos de emenda à Loman e 1 projeto de decreto legislativo, totalizando 12 matérias em sua autoria direta ao longo de 2025.

As matérias apresentadas até agora seguem em tramitação inicial ou não avançaram de forma significativa nas comissões, sem gerar debates de maior alcance ou mudanças concretas na legislação municipal.

O mais conhecido desses projetos foi o PL nº 339/2025, que propôs alterar a lei de regulamentação do serviço de mototáxi em Manaus, estabelecendo penalidades à atuação irregular de condutores e empresas de plataformas digitais.

Apesar da justificativa de que o texto tinha como foco dar “segurança jurídica” aos trabalhadores e usuários, a proposta acabou gerando forte reação da categoria dos motociclistas por aplicativo, com protestos em frente à CMM e críticas de que o projeto poderia restringir ou inviabilizar esse modelo de trabalho.

O episódio levou à retirada temporária da matéria da pauta para rediscussão com a categoria, em um movimento que expôs fragilidades do parlamentar em dialogar e construir consensos antes da apresentação de sua iniciativa. O parlamentar ainda chegou a afirmar, em coletiva de imprensa, que sofreu ameaças.

Fora esse episódio, a maior parte das matérias apresentadas por Rodinei Ramos não ganhou destaque no plenário nem alcançou visibilidade junto à população.

Veja as propostas que podem se tornar lei, ou seja, foram à sanção do prefeito de Manaus:

  • PL 223/2025: CONSIDERA de Utilidade Pública ao Instituto Benfazer – IBEN;

PL 133/2025: Que dispõe sobre os Serviços de Transporte Público Coletivo de Passageiros no Município de Manaus;

 


Saiba mais: 

Professor Samuel ultrapassa 350 matérias em seu quarto mandato na CMM

Atuação de Marcelo Serafim dispara em número de propostas, mas encontra entraves para aprovação


Apesar de contar com o respaldo de uma base social específica e de ter conquistado expressiva votação em Manaus, Rodinei ainda não consolidou uma atuação marcante na Câmara Municipal. A combinação de produção limitada de projetos de lei pouco relevantes e episódio envolvendo o PL 339/2025, o parlamentar termina o ano com um perfil de baixa efetividade e presença limitada no cenário político municipal.

Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Casa Legislativa, o parlamentar não tem propostas em tramitação.

Biografia

Nascido em 1977 no município de Prainha, no Pará, aos 14 anos, mudou-se para Santarém, onde começou um curso de marceneiro e carpinteiro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que lhe permitiu trabalhar na marcenaria do tio. Aos 16 anos, foi selecionado para jogar no time de base do Tapajós e começou a trabalhar como cobrador de ônibus graças a uma parceria do time com a Empresa Viação Borges.

Aos 18 anos, Rodinei se mudou para Manaus. Seu primeiro emprego na cidade foi como montador de móveis. Em seguida, tornou-se mototaxista e posteriormente, presidente da Associação dos Mototaxistas do Amazonas. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Mototaxistas.

Nas eleições de 2020, Rodinei Ramos obteve 4.128 votos, e em 2022, consolidou seu apoio com 9.711 votos, a maioria em Manaus. Aliado do prefeito David Almeida, ele é reconhecido por sua influência política e empresarial, especialmente no setor agrícola e mobilidade urbana.