Home Política Combate à Evasão Escolar é sugestão de Raiff Matos para conscientizar jovens de Manaus

Combate à Evasão Escolar é sugestão de Raiff Matos para conscientizar jovens de Manaus

0
Combate à Evasão Escolar é sugestão de Raiff Matos para conscientizar jovens de Manaus
Reprodução/ Getty Images.

Com o intuito de dar visibilidade ao abandono escolar e fomentar ações que reduzam os índices de evasão, o vereador Raiff Matos (PL) quer instituir a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar. A proposta, de n.º 120/2025, avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Em entrevista a Rede Onda Digital, o parlamentar comentou que o foco principal é manter os jovens dentro das salas de aula e ampliar suas oportunidades. Entre as atividades previstas estão campanhas educativas, palestras e mobilizações nas escolas, além de articulação com órgãos públicos e a sociedade civil.

“Veja bem, em 2023, nós tivemos 10% de crianças e adolescentes que tiveram ausente do ambiente acadêmico escolar. Isso é um número alarmante, se tratando que a quantidade de estudantes aqui na cidade de Manaus é gigantesca e nós precisamos trabalhar para que o ambiente escolar seja mais atrativo”, pontuou o parlamentar.

Assista:

Caso seja aprovado, o calendário oficial da cidade passará a incluir a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar, realizada anualmente na primeira semana de janeiro.


Saiba mais: 

Termo escolar em Manaus exige vacinação contra Covid-19 de crianças; deputada estadual questiona medida

Débora Menezes critica fala do presidente da Colômbia sobre ‘legalização de drogas’


Tema discutido na CMM 

Durante consulta ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), cinco matérias, incluindo a protocolada de Raiff Matos, sobre esse tema foram encontradas na Casa Legislativa.

O texto de autoria do vereador, por exemplo, foi aderido aos demais parlamentares que subscreveram o tema: Aldenor Lima (União Brasil); Jander Lobato (PSD); João Carlos (Republicanos) Prof. Samuel (PSD) e Rodrigo Sá (PP).

A proposta recebeu parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação e segue agora para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, antes da votação final em plenário.

Outro texto, ingressado anteriormente na CMM, também sugeria a “Semana Municipal de Combate a Evasão Escolar” na capital amazonense. O texto era de autoria do Coronel Gilvandro Mota. Mas foi arquivado no sistema da Casa Legislativa.

 

Semelhante ao assunto, a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar, de autoria do Fransuá, foi um projeto transformado em lei.