
As comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizam, nesta terça-feira (21/10), uma audiência pública conjunta para discutir a Política Nacional de Minerais Estratégicos, com ênfase nas potencialidades e desafios da Amazônia. O encontro está marcado para as 16h, no Plenário 12 da Câmara.
Veja os convidados:
A iniciativa é dos deputados Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) e Jadyel Alencar (Republicanos-PI), que defendem um debate aprofundado sobre critérios de soberania e segurança nacional na exploração desses recursos, além da criação de uma política pública específica para o setor mineral.
Saiba mais:
Senado discute PEC que pode mudar rotina dos trabalhadores e reduzir jornada para 36 horas
Análise de Mandato: Mário César Filho concentra mais de 2 mil requerimentos em três anos
Segundo os parlamentares, o Brasil detém cerca de 23% das reservas mundiais de terras raras, minerais essenciais na produção de baterias, veículos elétricos, turbinas eólicas e equipamentos de alta tecnologia. Eles ressaltam que o tema é estratégico tanto para o desenvolvimento econômico sustentável quanto para a preservação ambiental da região amazônica.
O objetivo da audiência é reunir especialistas, reguladores e representantes do setor produtivo para discutir diretrizes que orientem a formulação de uma Política Nacional de Minerais Estratégicos capaz de equilibrar crescimento econômico, soberania nacional e proteção ambiental.
*Com informações de Agência Câmara de Notícias