
Luis Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizou novamente um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2025. A viagem mais recente ocorreu na terça-feira (22/7), quando ele pegou carona em um voo oficial que transportava o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de São Paulo para Brasília.

A presença de Luis Cláudio foi confirmada por registros da FAB e divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles. Além de Haddad e do filho do presidente, havia outros oito passageiros na aeronave. Entre eles, estavam Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, e Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Saiba mais:
- Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto e Israel critica: “Vergonhoso”
- “Pintou um clima”: Defesa de Bolsonaro contesta condenação por fala sobre adolescentes venezuelanas
Essa foi a segunda vez que Luis Cláudio utilizou um voo da FAB em 2025. A primeira foi em 5 de maio, em uma viagem entre São Paulo e Brasília, que contou com 15 passageiros, incluindo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A utilização de assentos vagos em voos oficiais da FAB por pessoas sem cargo público não é considerada irregular. A prática está amparada por decreto editado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), que permite a designação de assentos a critério das autoridades, além de prever exceções por razões médicas ou de segurança.
Outro filho de Lula também já pegou “carona”
Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, irmão de Luis Cláudio, também utilizou aeronave da FAB em novembro de 2024. Ele viajou de Brasília a São Paulo junto com os ministros Fernando Haddad, Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).