Home Política Governo Lula distribui bonés “Brasil soberano” durante desfile de 7 de Setembro em Brasília

Governo Lula distribui bonés “Brasil soberano” durante desfile de 7 de Setembro em Brasília

0
Governo Lula distribui bonés “Brasil soberano” durante desfile de 7 de Setembro em Brasília
(Foto: divulgação)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu, neste domingo (7/9), a distribuição de bonés com os dizeres “Brasil soberano” à população que acompanhou o tradicional desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. A iniciativa, que surgiu dentro do Executivo como uma resposta ao ex-presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano), ganhou força após ministros do governo utilizarem o acessório em reuniões oficiais com Lula.

Os bonés entregues aos cidadãos trazem, na parte frontal, a palavra “soberania”, acompanhada de detalhes que remetem à data da Independência e à logomarca do governo federal. Disponíveis nas cores azul, amarela e branca, os itens rapidamente se tornaram disputados entre os presentes, que buscavam garantir o souvenir.

Além dos bonés, também foram distribuídas bandeiras, que exibiam de um lado a frase “Brasil soberano” em uma faixa branca e, do outro, a marca oficial da gestão petista.

"Vergonhoso": Lula critica cassação de visto de Lewandowski e volta a chamar Eduardo de traidor
O presidente Lula na reunião ministerial desta terça, 26/8 (Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES).

Saiba mais:


A ideia dos acessórios nasceu em 26 de agosto, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, quando a maioria dos ministros apareceu utilizando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. O item foi criado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como resposta direta ao slogan de Trump, “Make America Great Again”.

Lula utilizou o boné pela primeira vez em 4 de fevereiro, em vídeo publicado nas redes sociais, no qual aparece colocando e retirando o adereço azul com letras brancas. Na ocasião, o presidente escreveu: “Bom dia. O Brasil é dos brasileiros”.