Home Política Ex-PT, Heloísa Helena toma posse na Câmara e critica o Governo Federal

Ex-PT, Heloísa Helena toma posse na Câmara e critica o Governo Federal

0
Ex-PT, Heloísa Helena toma posse na Câmara e critica o Governo Federal
(Foto: Câmara dos Deputados)

Assumindo o discurso de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ) tomou posse nesta terça-feira (16/12) na Câmara dos Deputados para ocupar temporariamente a vaga de Glauber Braga (PSOL-RJ), afastado do mandato por seis meses após decisão por quebra de decoro parlamentar.

Na tribuna, Heloísa Helena afirmou que exercerá o mandato sem acordos com o Executivo federal e fez críticas a políticas que, segundo ela, representam concessões ao capital financeiro, privatizações e perda de soberania sobre setores estratégicos.

““O Governo Federal passado, infelizmente, agiu feito um soldado covarde e sem honra, deixando seu povo ferido para trás, com mais de 700 mil óbitos. Não se comoveu com a imensa dor e ainda ousou tentar um golpe de Estado. Aqui lutarei sem servilismo, sem conciliação com o atual Governo Federal em qualquer traição de classe, no entreguismo de terras raras, na privatização de rios e outros setores estratégicos. Estarei aqui sem abrir uma única concessão a quem concilia com o capital, enchendo a pança dos poderosos e do capital financeiro, às custas da imensa dor do povo brasileiro”, declarou Helena.


Leia mais

Glauber Braga registra BO contra Hugo Motta e denuncia remoção à força da Mesa Diretora

Glauber Braga acusa presidente da Câmara de articular sua cassação: “Lira é um bandido”


Entre as prioridades anunciadas, a parlamentar disse que irá se opor à reforma administrativa, uma das pautas centrais da atual gestão da Câmara, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB). Ela também defendeu a criação de um Observatório das Execuções Orçamentárias, com o objetivo de fiscalizar gastos públicos, e cobrou a instalação imediata de uma CPI para investigar o Banco Master.

Trajetória política

Heloísa Helena é enfermeira, professora e uma das fundadoras do PSOL, partido criado em 2004 após sua saída do PT, motivada por divergências com o primeiro governo Lula, especialmente em relação à reforma da Previdência. À época, ela exercia mandato de senadora por Alagoas, cargo que ocupou entre 1999 e 2007.

Em 2006, foi candidata à Presidência da República pelo PSOL, ficando em terceiro lugar na disputa. Atualmente filiada à Rede Sustentabilidade, partido federado ao PSOL, Heloísa Helena venceu uma disputa interna pelo comando da legenda contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Ao longo da carreira, também foi vice-prefeita de Maceió, deputada estadual em Alagoas e mantém atuação ligada a movimentos sociais e pautas históricas da esquerda brasileira.

(*)Com informações do Metrópoles e Portal Terra