
A vereadora Professora Jacqueline, suplente do União Brasil, deve ser empossada deputada estadual na próxima semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A expectativa é que a posse ocorra na terça-feira (14/10), primeiro dia de sessão da semana.
A movimentação ocorre após a deputada estadual Joana Darc (UB) ter sido nomeada secretária de Estado de Proteção Animal, pasta criada neste ano por meio de articulação da própria deputada e que recebeu recursos e emendas destinados à causa animal. A nomeação de Joana acontece no mesmo período da inauguração do Hospital Veterinário Público do Amazonas, considerado o maior da América Latina.

Com a ida de Joana Darc para o Executivo estadual, Jacqueline assume sua cadeira na Aleam, mantendo o equilíbrio da base aliada, já que ambas pertencem ao União Brasil.
Questionada sobre a possibilidade de assumir a liderança da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde Joana era presidente, Jacqueline mostrou interesse.
“Confesso que ainda não sei como é o regimento da Assembleia, se posso assumir em substituição, mas se puder, certamente assumirei”, respondeu.
Além disso, Joana Darc era titular em outras quatro comissões: Comissão de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Assuntos Indígenas e Promoção Social; Comissão de Educação; Comissão de Política sobre Drogas, Cidadania e Legislação Participativa; Comissão de Mulher, da Família e da Pessoa Idosa.
Corrida eleitoral
A movimentação, no entanto, ocorre em um contexto pré-eleitoral, já que até abril de 2026 os secretários estaduais e municipais que desejarem disputar cargos eletivos deverão se descompatibilizar. A expectativa é que Joana Darc concorra novamente à Assembleia Legislativa, enquanto Jacqueline deve se lançar como pré-candidata a deputada estadual. Mas, nos bastidores também se comenta na possibilidade de Joana disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Saiba mais:
“Não procedem”: Silas Câmara desmente rumores sobre afastamento do mandato
Vaga na Câmara de Manaus movimenta base do União Brasil
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a saída de Jacqueline abriria espaço para o ex-presidente da Casa, Caio André (UB), primeiro suplente do partido, atualmente titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. No entanto, movimentações nos bastidores indicam que Amauri Gomes, médico-veterinário e protetor animal, é quem deve tomar posse.
Com Amauri assumindo, a “bancada animalista” da CMM passa a contar com três vereadores — o próprio Amauri Gomes, Kennedy Marques (MDB) e Aldenor Lima (UB)— número equivalente à chamada bancada da bala, formada por Capitão Rosses, Sargento Salazar e Capitão Carpê, ambos do PL.