
O vereador de Manaus, Jaildo Oliveira (PV), utilizou seu tempo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (12/03) para denunciar uma suposta intimidação por parte de um “capanga” ligado ao diretor afastado do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Transporte Especial, Turismo, Fretamento, Locadora e Carros de Valores Intermunicipal de Manaus (Sindespecial), William Enock de Sousa Siqueira.
O dirigente sindical foi afastado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após suspeitas de fraude durante a eleição sindical.
O Sindespecial representa trabalhadores de empresas privadas do setor de transportes. Além de William, seu sobrinho e diretor da entidade, Gabriel Enock Marinho Siqueira, também foi afastado pelo mesmo motivo. Ambos foram eleitos para o período de 2022 a 2026 em um pleito agora sob investigação.
Durante sua fala na tribuna, Jaildo Oliveira criticou a postura de alguns membros do sindicato, afirmando que tentam intimidar quem se opõe a eles.
“Vou relatar o que já havia relatado, sobre o comportamento de algumas pessoas ligadas à instituição, que acham que estamos na Venezuela e tentam, de qualquer forma, intimidar as pessoas que se opõem. A democracia é essa, a gente tem que respeitar a opinião e a divergência de cada pessoa”, declarou o vereador.
Saiba mais:
- VÍDEO: Bolsonaro pede anistia a presas do 8 de janeiro e convoca aliados para ato em Copacabana
- VÍDEO: Após permissão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar se preparam para reencontro em Brasília
O parlamentar relatou que foi abordado de maneira suspeita enquanto realizava panfletagem na Torquato Tapajós, em frente à empresa Tema Transportes. Ele estava distribuindo informativos sobre alternativas para os trabalhadores do setor de transporte especial, que atendem o Polo Industrial de Manaus.
“Muito estranho a pessoa tentar intimidar a gente, abordando, fazendo imagens. Ele [apoiador de William] e o capanga dele tentando nos intimidar. Imagine o que ele não fazia quase 15 anos à frente dessa entidade com os trabalhadores”, denunciou Jaildo.
Veja vídeo:
William responde acusação de Jaildo Oliveira
Na tarde de ontem, Jaildo Oliveira se viu no centro de polêmicas ao ser acusado de intimidar motoristas da empresa Tema Transportes. Segundo relatos, o parlamentar teria tentado filmar os trabalhadores da empresa, possivelmente para utilizar as imagens de maneira prejudicial a seus colegas.
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital entrou em contato com o diretor do Sindespecial para ouvir a versão dele do ocorrido. Segundo ele, Jaildo Oliveira quer utilizar sua influência política para beneficiar familiares dentro do Sindespecial.
“O vereador quer botar o irmão dele como presidente do sindicato, conseguiram uma liminar de forma estranha e nós não fomos notififcados. Na tarde de ontem, o vereador foi numa fábrica ‘vender o peixe’ dele e do irmão dele, fazer política. Só que os trabalhadores não queriam ouvir ele e não queriam saber, por causa do passado deles, que muita gente já conhece. Aí ele começou a filmar e os trabalhadores se revoltaram contra ele, teve uma confusão e pediram para ele se retirar de lá”, relatou William Enock.