Enquanto secretária de Proteção Animal do Amazonas (SEPET), Joana Darc (UB), afirmou que não pretende disputar a Câmara Federal nas eleições de 2026 e que seu foco está na reeleição para a Assembleia Legislativa do Amazonas. A declaração foi dada durante entrevista ao Debate Político, do portal O Convergente, exibido pela Rede Onda Digital, antes de Joana voltar para a Aleam, como deputada estadual.
Joana ressaltou que a possibilidade de concorrer a cargos maiores não está totalmente descartada, mas que uma decisão desse porte exige avaliação cuidadosa, especialmente por ser mãe de dois filhos, um deles, Joaquim, que é autista e demanda múltiplas terapias.
“Para uma mulher ir para um desafio desse, ela tem que pensar na família”, afirmou.
A parlamentar destacou que, apesar da votação expressiva que teve na última eleição, o que a colocaria entre os eleitos para a Câmara Federal, esse não é seu objetivo atual.
“Eu gosto de ser deputada estadual porque me sinto próxima do que eu gosto de fazer: resgatar, ajudar, dar suporte aos animais”, disse.
Saiba mais:
Joana Darc é exonerada da Secretaria de Proteção Animal e governador nomeia substituto interino
Exoneração de Joana Darc cria efeito dominó na política amazonense
Joana Darc também fez um alerta sobre a falta de representatividade feminina no Congresso Nacional.
“Hoje não temos nenhuma mulher na Câmara Federal, nenhuma no Senado. Para crescer a pauta das mulheres e olhar para a maternidade, precisamos ter mulheres na política”, enfatizou.
Mesmo reconhecendo que “política é nuvem”, ela reforçou que seu compromisso atual é a reeleição.
“Não é algo que eu trabalhe para fazer. Minha prioridade é minha família e meu mandato”, pontuou.