“Eu enxergo a candidatura do senador Omar Aziz, e uma eventual vitória ao Governo do Estado, como um grande prejuízo para o Estado do Amazonas, porque tirá-lo do Senado da República causará um prejuízo significativo para nossa representação lá em Brasília”. A frase é do vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), dita no programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da TV Onda Digital, onde ele defendeu a candidatura de David ao governo.
“Sou daqueles que torcem muito para que o David seja candidato ao governo, ele tem uma gestão exitosa numa cidade desafiadora. Ele mostrou capacidade de gestão em cenários adversos, cheias, secas, Covid”, defendeu Alfaia, ressaltando que a decisão sobre essa candidatura cabe ao próprio prefeito e será tomada no momento certo.
Ainda sobre o senador Omar, que é pré-candidato ao governo desde o ano passado, Eduardo Alfaia disse que a grandeza dele e a força política foi fundamental para preservar o Polo Industrial de Manaus na tramitação da PEC e as leis complementares da Reforma Tributária.
O vereador afirmou, ainda, que Omar Aziz possui hoje grande força e relevância política nacional, destacando que o partido presidido por Gilberto Kassab tem papel estratégico no cenário eleitoral. Segundo ele, Aziz é atualmente o principal nome do Amazonas no Congresso Nacional e exerce influência decisiva no Senado, especialmente diante do tamanho reduzido da bancada amazonense na Câmara Federal, o que o torna fundamental para enfrentar e reverter problemas que atingem o Estado.
“Nada contra a suplente dele (a ex-vereadora petista de Itacoatiara Cheila Moreira), mas ela não tem essa força do Omar. Então, tirá-lo do Senado será um grande prejuízo para a nossa representação no Congresso Nacional”, concluiu Alfaia.
Confira a entrevista de Alfaia a Onda Digital:
Saiba mais:
Custo de vida no Amazonas é de R$ 2.990, valor menor que a média nacional, diz pesquisa
Amazonas gastou R$ 33,5 bilhões ao longo de 2025, valor acima do previsto na Lei Orçamentária
Futuro político indefinido
Sobre a posição que ele terá na eleição deste ano, Eduardo Alfaia revelou que ainda não conversou com David Almeida sobre uma candidatura a deputado federal na chapa que deverá ser liderada pela filha do prefeito, Fernanda Aryel. “Não tivemos essa conversa, portanto, não há definição sobre esse tipo de candidatura”, afirmou.
Na conjuntura política atual, Alfaia estima que uma candidatura a deputado estadual seria um caminho melhor para ele no Avante, até por questões familiares. “Gosto muito de deixar meus filhos na escola, não me tire isso“, brincou o vereador, que ainda previu um ano de muitos embates entre a base aliada de David e a oposição na Câmara Municipal de Manaus.