O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o chanceler alemão Friedrich Merz neste sábado (22/11), durante a Cúpula de Líderes do G20, em Joanesburgo. O encontro reforçou a parceria política, econômica e ambiental entre Brasil e Alemanha.
A convite de Merz, Lula confirmou presença na abertura da Hannover Messe, em abril de 2026. A feira é considerada a maior exposição de tecnologia industrial do mundo, e o Brasil será o país parceiro da próxima edição; posição que deve ampliar a projeção internacional da indústria brasileira e atrair novos investimentos.
Lula aproveitou a conversa para convidar o chanceler a fazer uma visita oficial ao Brasil no próximo ano, sinalizando a intenção dos dois governos de manter diálogo frequente e ampliar cooperações.
Leia mais
VÍDEO: Câmera de segurança mostra incêndio em stand no pavilhão da COP30
Merz reafirmou ainda o apoio alemão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado pelo governo brasileiro na COP30, em Belém. A Alemanha já destinou 1 bilhão de euros ao projeto e se mantém como um dos principais financiadores das ações de preservação ambiental no país.
No campo econômico, os dois líderes destacaram o avanço do comércio bilateral e lembraram a longa relação histórica entre as duas nações, que remonta ao século XIX, com as primeiras levas de imigrantes alemães chegando ao Brasil.
Lula e Merz também defenderam o fortalecimento do multilateralismo e o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) na mediação de conflitos e na defesa de regras claras no comércio internacional.
O encontro serviu ainda para aliviar o clima ruim após uma fala de Merz na semana anterior. Durante um evento em Berlim, o chanceler comentou que jornalistas que o acompanharam à COP30, em Belém, teriam ficado felizes em voltar à Alemanha, declaração que gerou repercussão negativa.
*Com informações do Correio Brasiliense.