O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, nesta quarta-feira (22/10), uma visita oficial ao Sudeste Asiático, desembarcando em Jacarta, capital da Indonésia. A viagem, que se estenderá por quatro dias, busca ampliar as relações diplomáticas e econômicas do Brasil com países da região, considerada estratégica para o comércio exterior brasileiro.
Durante a passagem pela Indonésia, Lula se reunirá com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, para assinatura de atos e memorandos de cooperação bilateral. A agenda também inclui um encontro com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), com foco em definir prioridades na parceria entre o Brasil e o bloco.
Nas redes sociais, o presidente publicou um vídeo mostrando sua chegada ao país. Na legenda ele escreveu:
“Vamos trabalhar para aproximar nossas economias, gerar oportunidades para o povo brasileiro e para o povo indonésio e também reforçar o papel do Brasil na construção de um mundo mais justo e cooperativo”.
Leia mais:
- Lula embarca para a Ásia nesta terça-feira e pode encontrar Trump durante a viagem
- VÍDEO: Raulzinho se distrai no celular durante discurso que elogiava governo Lula na CMM
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), há cerca de 286 produtos brasileiros com potencial de exportação para o mercado indonésio, o que reforça o interesse do governo em fortalecer a presença econômica nacional no continente asiático.
Na sexta-feira (24), Lula segue para Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde participará da Cúpula da Asean e se reunirá com autoridades e empresários locais. A comitiva presidencial conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Segundo informações da CNN, Lula deverá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), na Malásia, em uma reunião que vem sendo articulada desde a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.