Home Política Maioria dos brasileiros acredita que Lula não merece uma 2ª chance em 2026, indica pesquisa

Maioria dos brasileiros acredita que Lula não merece uma 2ª chance em 2026, indica pesquisa

0
Maioria dos brasileiros acredita que Lula não merece uma 2ª chance em 2026, indica pesquisa
(Foto: Ricardo Stuckert/Planalto)

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13/05) pela Genial/Quaest revelou que a perspectiva de uma reeleição para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é unânime entre os brasileiros. Os dados mostram que, embora 47% dos eleitores estejam abertos a votar em Lula para um novo mandato, 55% acreditam que ele não merece outra chance.

O estudo indica que Lula encontra apoio para um novo mandato, principalmente no Nordeste, entre mulheres e pessoas com renda de até dois salários mínimos. Nessas categorias, o presidente obtém 60%, 52% e 54% das intenções de voto, respectivamente.


Saiba mais:


Apesar da resistência de mais da metade dos entrevistados, a pesquisa sugere que Lula sairia vitorioso em um confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. De acordo com a Quaest, o presidente superaria Tarcísio com uma margem de 46% a 40%. O estudo enfatiza ainda que o Nordeste seria determinante para essa vitória.

Os números indicam uma ampla vantagem de Lula na região, onde ele receberia 66% dos votos contra 25% do governador de São Paulo. No entanto, Tarcísio de Freitas sairia vencedor em outras áreas do país, com 45% a 39% no Sudeste e 46% a 41% no Sul.

Um ponto destacado pela pesquisa é a liderança de Lula entre as mulheres, com uma vantagem de 17 pontos percentuais em todas as faixas etárias.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de maio e entrevistou presencialmente 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais, abrangendo todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Michelle Bolsonaro é favorita para enfrentar Lula

Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, a pesquisa Genial/Quaest  também questionou quem os entrevistados consideram melhor para ser candidato em seu lugar na eleição de 2026. Michelle Bolsonaro (PL) lidera com 41%, seguida por Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 33%.

Ratinho Júnior (PSD) tem 7%, Ronaldo Caiado (União) 5% e Romeu Zema (Novo) 5%. A pesquisa aponta empate técnico entre Michelle e Tarcísio entre eleitores de Lula em 2022 e quem não votou ou anulou seu voto na última eleição presidencial.

Em uma análise mais ampla, considerando os entrevistados em geral, sem levar em conta o voto na última eleição, Michelle também aparece como favorita, com 28% das intenções de voto, seguida por Tarcísio de Freitas com 24%. Ratinho Júnior tem 10%, Romeu Zema 7% e Ronaldo Caiado 5%.

Nos cenários por região, Tarcísio tem a preferência sobre Michelle apenas no Sudeste. No Sul, Ratinho supera o governador paulista. Na divisão por regiões, os números ficam assim:

  • Nordeste: Michelle (31%), Tarcísio (20%), Ratinho (9%), Caiado (5%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (32%)
  • Sudeste: Tarcísio (33%), Michelle (23%), Zema (12%), Ratinho (8%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (22%)
  • Sul: Michelle (26%), Ratinho (21%), Tarcísio (18%), Zema (5%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (28%)
  • Centro-Oeste: Michelle (33%), Tarcísio (16%), Caiado (12%), Ratinho (10%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (26%